Sítios arqueológicos e processos de catalogação foi tema de videoaula na História

O professor convidado, na noite de quarta, 29, foi o Doutor André Luis Ramos Soares, Historiador e Arqueólogo. Durante quase três horas, ele falou sobre Sítios Arqueológicos e catalogação aos alunos do Curso de História e alguns convidados.

Ele destacou a importância e os tipos de arqueologia, relatou sua experiência na área e deu uma aula sobre nossos antepassados, tudo comprovado, através de estudos arqueológicos.
A acadêmica de História, Liliane Pinheiro, destacou o fácil entendimento da linguagem adotada pelo palestrante. “Videoaula enriquecedora com o professor André. Ele tem grande domínio do assunto e nos transmitiu seu conhecimento arqueológico em uma linguagem clara e de fácil entendimento”.

A bacharel em Direito Quelen Ximendes assistiu a videoaula como convidada e aprofundou os conhecimentos em História. “Foi muito esclarecedora, tratou sobre os paradigmas da nossa cultura, do gaúcho, através da arqueologia, muitas coisa que até desconhecíamos, além da integração das áreas de conhecimento. O professor foi muito pontual e enfático nas suas afirmações. Fez com que eu me apaixonasse ainda mais pela história”, conclui.

André Luis Ramos Soares é graduado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993- Licenciatura e Bacharelado), com mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996- área de concentração em Arqueologia) e doutorado em Arqueologia pela Universidade de São Paulo (MAE-USP / 2005). Experiência em projetos de pesquisa, ensino e extensão. Coordenador dos Projetos "conexões de saberes" (MEC-SECAD-UFSM-2010) PROEXT-Cultura (MINC-UFSM-2008), Proext (SESu-UFSM- 2009) Programa Inovador de Cursos -PIC (MEC-SECAD-2007). Tutor do Programa de Educação Tutorial - PET Indígena (MINC - UFSM 2015- atual). Coordenador do PIBID- História UFSM (2011-2015).Atualmente é professor associado do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Maria. Coordenador do Laboratório de Arqueologia, Sociedades e Culturas das Américas - LASCA, do departamento de História da UFSM. Desenvolve projetos na área de arqueologia, memória, patrimônio (educação patrimonial) e imigração. Professor Visitante Erasmus Mundus (Comissão Europeia - 2011), do programa de Mestrado em Quaternário e Pré-História (2011 - atual), do Instituto Politécnico de Tomar - IPT e membro do Instituto de Geociências de Coimbra (2011 - atual). Professor convidado do Mestrado em Técnicas de Arqueologia (Mestrado Erasmus Mundus de Gestão de Paisagens Culturais, Tomar, Portugal). Professor do Programa de Pós-Graduação em História (mestrado e doutorado) - PPGH-UFSM, Professor do Pós-Graduação em Patrimônio Cultural - PPGPC, mestrado profissionalizante. Professor Visitante Erasmus Mundus, Master JMD DYCLAM -Dynamics of Cultural Landscapes and heritage Management, Université Jean Monnet, Saint Etienne, Firminy, France (2018). Titular da cátedra UNESCO-UFSM de Humanidades: Fronteiras e Migrações (desde 2018).