Urcamp aprova dois projetos pelo PIBID

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou a aprovação da Urcamp, em dois projetos da área da educação.
Os projetos, são referentes aos editais 01/2020, intitulados Residência Pedagógica e 02/2020, referente ao Pibid. Esses programas irão beneficiar os cursos de Pedagogia, Ciências Biológicas, Educação Física e História, com no mínimo, 48 bolsas de 400 reais. O número de bolsistas será divulgado no dia 10 de maio, data em que a Urcamp abrirá editais internos para a seleção de acadêmicos, o que será amplamente divulgado em nossas redes sociais.

O projeto aprovado, visa dar sequência ao trabalho exitoso até então realizado pela Urcamp, no sentido de contribuir para as questões problemáticas relacionadas aos processos de ensino e de aprendizagem e, tem a intencionalidade de desenvolver ações de formação pessoal, pedagógicas e profissionisl docentes para os acadêmicos dos cursos de Licenciatura. A proposta que irá compor os encontros de formação e demais atividades, advém dos princípios pautados no Plano de Desenvolvimento Institucional da Urcamp e dos fundamentos que norteiam o renomado Programa Pidid, num processo educativo, acadêmico, cultural e científico, que articula os três elementos essenciais e indissociáveis: o ensino, a pesquisa e a extensão, viabilizando a construção de competências para o pleno exercício da docência, numa relação transformadora entre a universidade e a escola de Educação Básica.

Nessa concepção, o projeto“Interlocuções entre o ensinar e o aprender: um diálogo possível, a partir do Pibid”, assume o papel de promover essa articulação entre a universidade e a escola, seja no movimento de refletir aspectos teóricos imprescindíveis às proposições de uma prática, seja verificar a viabilidade de argumentar com o professor supervisor suas propostas de ação docente ou de, através de uma ação dialógica, realimentar suas práticas acadêmicas/pedagógicas. "Esses projetos vão gerar novas pesquisas, participações em eventos, inovações pedagógicas, além de aproximarem o estudante do Ensinos Superior e intensificarem o processo de formação acadêmica", explica a Coordenadora Institucional do Pibid, professora Ângela Carreta.

A proposta visa articular o projeto Pibid, desenvolvido em outras edições pela Urcamp, ao Residência Pedagógica, com vistas a contemplar uma outra parcela de acadêmicos, aos quais se encontram na segunda metade do Curso de Licenciatura, para que realize uma imersão na escola da Educação Básica, ou seja, em turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental ou em classes do Ensino Médio. A ideia é promover, desta forma, a inserção da escola no contexto educacional, desenvolvendo atividades de diagnóstico, planejamento, regência de classe, intervenção pedagógica, pesquisa sobre a própria prática, e assim, acompanhado por um professor da escola-campo com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da sua Instituição Formadora. Tido num processo emersivo, no sentido de contribuir para a resolução de questões problematizadoras relacionadas aos processos de ensino e de aprendizagem e, com intencionalidade de desenvolver ações de formação pessoal, pedagógica e profissional docente para os acadêmicos, numa proposta interdisciplinar.

A partir de agora, a Urcamp irá contatar as Secretarias de Educação para verificar as dificuldades encontradas para, numa ação prospectiva, verificar de que forma serão trazidas as questões decorrentes do ensinar e do aprender.