Prefeitura renova convênio com a FAT/Urcamp para realização de exames no Hospital Universitário

A Prefeitura de Bagé e o Hospital Universitário (HU) Doutor Mário Araújo, mantido pela Fundação Attila Taborda (Fat/Urcamp), renovaram, na manhã de sexta-feira, o convênio que prevê a prestação de serviços de saúde no Município. Com vigência de um ano, que por ser prorrogada, o acordo foi assinado em ato que reuniu o prefeito Divaldo Lara, do PTB, o secretário municipal de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Mário Mena Kalil, a presidente da Fat reitora da Urcamp, Lia Maria Herzer Quintana, e os administradores do HU, os médicos Henry Ritta e Rafael Ribeiro.
Desde a reabertura do HU, em dezembro de 2016, a FAT/Urcamp, mantenedora da instituição de Saúde, e a Prefeitura de Bagé atuam em cooperação, na busca por melhorias na qualidade do atendimento oferecido através da rede pública de saúde. O convênio atualizado prevê o repasse de aproximadamente R$ 1,2 milhão para o custeio de serviços de ecocardiograma, ultrassonografia doppler, diagnóstico por ultrassonografia (abdome total, aparelho urinário, próstata, tireoide, pélvica, transvaginal), laudo de raio-x e laudo eletrocardiograma, além de tomografia (com/sem contraste) e incentivo clínico cirúrgico.

Referência para outras cidades
Divaldo reconhece a importância das atividades desenvolvidas pelo HU, classificando o modelo de convênio hospitalar como 'um case de sucesso'. “Nós praticamos esse trabalho e esse serviço em prol de quem mais precisa e estamos muito felizes. Por isso, podemos afirmar que nosso governo trabalha e realiza”, frisou ele, ao reforçar que a sistemática de trabalho 'tem sido referência para outras cidades e instituições' e que é reajustado anualmente, conforme as necessidades.
Kalil também qualificou o modelo de compra de serviços como um case de sucesso, destacando que o sistema foi estendido à Santa Casa de Caridade. “Com isso, estamos promovendo àquelas necessidades que a população precisa no atendimento não só no diagnóstico, mas também na cirurgia com a contratação de um cirurgião. Uma novidade importante para a nossa comunidade, pois estamos melhorando o atendimento e é uma grande satisfação renovar esse contrato pela quarta vez”, garantiu.

Trabalhando em conjunto
A presidente da Fat/Urcamp enfatizou a satisfação da equipe, pela renovação do convênio, salientando que a instituição pertence ao chamado terceiro setor, contribuindo com a disponibilização de serviços. “Sempre que possível, trabalhamos em conjunto, porque a comunidade é a única beneficiada. Todas essas pessoas precisavam se deslocar para outra cidade, e, desde a criação do convênio, os exames são disponibilizados em nosso município”, comemorou a reitora Lia.

Fluxo da rede
Kalil também observou que, através de uma parceria entre o Estado e o H.U, a instituição recebeu recursos por meio de emendas parlamentares. Em contrapartida, o hospital mantido pela Fat/Urcamp disponibiliza duas mil consultas nas áreas da Fisioterapia e Psicologia, melhorando o fluxo da rede de Atenção Básica do município, oferecendo maior assistência nas duas áreas e, também, mais 700 exames de tomografia.