Integra Colégios Urcamp reúne professores para troca de experiências

Um encontro para troca de ideias, experiências e projetos que geram uniformidade e conhecimento. Foi assim a manhã desta terça-feira, 30, durante o Integra Colégios Urcamp que reuniu os professores, orientadores educacionais e gestores dos colégios da Instituição em Alegrete, São Gabriel, Sant´ana do Livramento e Dom Pedrito.

De que forma utilizar a plataforma digital como aliada na educação? Essas e outras questões fizeram parte do debate que contou com a apresentação de trabalhos, relatos e projetos de professores dos quatro Colégios da Urcamp na região.

Serão três dias de mostra com temas específicos. O desta terça-feira foi “Linguagens”, no dia 08 de julho o tema em relevância será “Ciências da Natureza e Matemática”. O desfecho será no dia 16 de julho com “Ciências Humanas e Ensino Religioso”. A Pó-reitora de Ensino da Urcamp, que acompanhou as atividades destacou o ambiente de inovação criado no modelo de ensino, a partir da pandemia do COVID-19. “Foi uma iniciativa da Proen para que a gente pudesse, nesse momento de pandemia que estamos com as atividades virtualizadas, trabalhando de forma remota com os alunos, perceber e trocar experiências sobre as práticas em salas de aula. Desta forma, os professores nos nossos colégios, desde o Ensino Fundamental I, o II, até o Ensino Médio estão se reinventando em suas formas de ministrar as aulas e de que maneira estão trabalhando com os alunos. Foi uma manhã de muita troca de experiência e aprendizado, o interessante é poder saber que o que meu colega faz lá no Campus em São Gabriel está fazendo e este projeto poder também aplicado em Dom Pedrito, por exemplo. Desta maneira a gente poder ter uma qualidade de ensino bastante padronizada e com excelente nível. Foi muito gratificante, é uma iniciativa bem inovadora que pretendemos continuar promovendo” relata.

Para Diretora do Colégio da Urcamp em Sant´ana do Livramento Suzana Lopes Lemos, o evento revela o sentido de união das equipes. “O evento de hoje proporcionou integração dos nossos colégios, permitiu troca de saberes e também uma reflexão de que devemos dar um ressignificado continuo na educação”.

É o mesmo sentimento de Gicieli Barúa, que dirige o Colégio Raymundo Carvalho da Urcamp, em Alegrete. “A teoria e a prática precisam caminhar juntas. E a possibilidade de, nesse processo, interagir com as experiências dos colegas professores, é inspirar-se para ressignificar a prática pedagógica e continuar fazendo a diferença nos Colégios da Rede Urcamp”, conclui.

Os Colégios da Urcamp dominam as aprovações de vestibulares na região.