Inicia nesta segunda-feira o curso de formação pedagógica para professores e gestores escolares

o convênio é uma parceria entre Governo do Estado, Seduc, Corede e Comung

 

Um convênio assinado entre o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede), Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul (Seduc), começa a ser executado partir desta segunda-feira, 30, em Itaqui, quando inicia o primeiro curso de Formação Pedagógica para professores e Gestores Escolares das redes municipais e estaduais. A capacitação está sendo realizada pela Urcamp, e cumpre uma demanda da Consulta Popular 2016/2017, quando a verba foi destinada à educação. Até o dia 11 de agosto, mais de 1440 professores terão seus certificados, em 9 cidades que compõem as fronteiras campanha e oeste.

 

As primeiras turmas do cronograma iniciam na cidade de Itaqui, que teve destaque na área de educação em seu Corede Fronteira Oeste no período de votação da Consulta Popular 2016/2017, contabilizando mais de 2.700 votos. São seis grupos de professores e um de gestores, totalizando mais de 450 alunos. As aulas são no campus da Unipampa, que entrou como parceira cedendo o espaço. O credenciamento com orientação e entrega do material do curso é a partir das 7h, e as aulas começam às 8h. As atividades serão nos turnos de manhã e tarde. O objetivo da formação é oportunizar espaços individuais e coletivos de aprofundamento teórico-metodológico, sobre temáticas relativas a ação pedagógica na Educação Básica, por meio de ação-reflexão-ação e do protagonismo do gestor escolar neste processo formativo.

 

Para a reitora da Urcamp, presidente do Corede Campanha e membro que representou o Comung no ato solene da assinatura do convênio, professora Lia Maria Herzer Quintana, a educação é a base e esse curso vem ao encontro desse pensamento. “Eu entendo que a formação de professores e a qualificação do ensino, principalmente das séries iniciais é o mais importante para um ser humano tornar-se crítico, em condições de decidir o seu destino”, comenta a reitora, que também é professora. Em relação à sua posição enquanto membro do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas, ela garante “é papel do Comung e das instituições associadas contribuir com esse processo”, conclui. Vale destacar que a Urcamp representa, neste curso, dois Coredes: O Campanha e o Fronteira Oeste.

Através de suas instituições, o Comung inicia a concretização dessa importante parceria com a Secretaria de Educação do Estado, atingindo, ao total, quase cinco mil professores em todas as regiões do Rio Grande do Sul. Para a presidente do Consórcio e reitora da Unisc, professora Carmen Lúcia de Lima Helfer, “a parceria evidência, mais uma vez, o compromisso histórico de nossas universidades comunitárias com a formação de professores, tanto na graduação, como pós-graduação e extensão, promovendo a socialização de aprendizagens, conhecimentos e tecnologias que envolvem o pensar e o fazer educativo nas escolas. Por meio desta parceria, o Comung, de forma conjunta com a Seduc, estará contribuindo para o desenvolvimento, inovação e qualificação da educação básica do nosso estado”, reflete.



O recurso destinado da Consulta Popular 2016/2017 é de  aproximadamente R$ 4 milhões de reais, quando 10 Coredes elegeram como prioridade a formação de professores de 63 municípios gaúchos. As aulas, que iniciam hoje, 30, se estendem até 28 de setembro, com encontros presenciais (16h) e a distância (44h).



Para a realização da formação, foi constituído um Grupo de Trabalho de professores e técnicos (administrativos, financeiros) das instituições de ensino que integram o Comung, que estão trabalhando, desde setembro de 2017, na produção dos cursos, materiais, plataforma virtual e divulgação. Esse Grupo de Trabalho é coordenado por uma comissão organizadora, cuja presidente é a reitora da Urcamp, professora Lia Quintana. Atualmente são 15 instituições de ensino superior no Comung: Urcamp, Unisc, Unisinos, UPF, Feevale, Unilasalle, Univates, URI, Unicruz, Unijuí, UFN, Centro Metodista de Santa Maria, PUC RS, UCS e Católica de Pelotas.

 

Cronograma do curso

Este primeiro cronograma cumpre as atividades dos encontros presenciais de oito horas. As aulas iniciaram em Itaqui e, após, seguem nos demais municípios da fronteira campanha (Bagé, Candiota, Hulha Negra e Lavras do Sul) e fronteira oeste (Alegrete, Itacurubi, São Gabriel e Uruguaiana).

As aulas estão organizadas nas seguintes datas:

30 de julho, das 8h às 17h30min – Itaqui

31 de julho e 1º de agosto, das 18h30 às 22h30min – Uruguaiana

04 de agosto, das 8h às 17h30min – Alegrete

04 de agosto, das 8h às 17h30min – Bagé

04 de agosto, das 8h às 17h30min – Lavras do Sul

06 de agosto, das 8h às 17h30min – São Gabriel

08 de agosto, das 8h às 17h30min – Hulha Negra

09 e 10 de agosto, das 8h às 17h30min – Itacurubi

11 de agosto, das 8h às 17h30min - Candiota