Curso de Nutrição celebra hoje 20 anos

Em 20 anos de atuação já foram 32 turmas de nutricionistas graduados, que estão atuando no mercado de trabalho, distribuídos pelo Brasil e a té o exterior. Esta noite um grande encontro entre alunos, ex-alunos e profissionais da Nutrição irá celebrar a data no Museu Dom Diogo de Souza.

Não é novidade que os cuidados com a alimentação e o estímulo à hábitos saudáveis têm sido uma grande preocupação mundial nos últimos anos. Porém, é preciso saber de que forma as pessoas estão buscando se adequar, para estarem conectadas com a saúde, com o corpo e a mente. E é aí que entra o profissional da nutrição, para aliar tudo isso com a tão sonhada qualidade de vida.

Foi o tempo que se acreditava que ter saúde era somente a ausência de doença. O equilíbrio é um indicador de saúde, bem-estar, desenvolvimento e prosperidade. Tanto é que, quando um setor da vida não está caminhando bem, poderá abalar negativamente outro. Sendo assim, é preciso estar bem por inteiro e ter equilíbrio com saúde, amigos, amor, família, dinheiro, profissão, o lado emocional, espiritual e atividade física. É necessário que todas as áreas da vida estejam caminhando em harmonia e a alimentação correta é fundamental para termos saúde e essa é a grande preocupação do curso de Nutrição da Urcamp, há exatos 20 anos, desde sua implantação de fato.

A Diretora do Centro de Ciências da Saúde e coordenadora do Curso de Nutrição, professora Dra. Mônica Palomino está a frente desta trajetória, desde a criação do curso, ainda no ano de 1995. “Até 1998 trabalhamos o projeto, com levantamento de interesse na comunidade, nas empresas, escolas de ensino médio. Pesquisamos se havia interesse, tanto de mercado de trabalho quanto o interesse dos alunos em cursar a nutrição, diante dos resultados e a receptividade que tivemos, nós implantamos o curso”, conta.

O número de ingressos já foi expressivo desde a primeira turma, quando o curso ainda funcionava no turno diurno. Em 2012 passou a ser oferecido à noite, teve seu currículo readequado, atualizado às novas realidades de mercado, com busca na formação do profissional ético, comprometido com o desenvolvimento regional e que atenda às demandas da comunidade.

Com duração de quatro anos, o curso de Nutrição integra o Centro de Ciências da Saúde e forma profissional generalista, porque passa a ter conhecimento de todas as áreas de atuação do profissional nutricionista e inovador. “É muito gratificante estar à frente desse curso, vejo a história de cada aluno, a gente acompanha a trajetória deles. Desde quando ingressam, com toda uma expectativa, até o momento de vê-los formados, a gente se realiza e a satisfação é ainda maior quando a gente vê esses alunos atuando no mercado de trabalho e prosperando. Mas o resultado de todo esse trabalho é fruto de toda uma equipe de professores, funcionários, que têm um comprometimento e uma capacitação que fazem o nosso curso ser o sucesso que é”, resume Mônica.

Áreas de atuação:

Saúde pública: pode atuar em empregos públicas com unidades básicas de saúde, escolas, vigilância sanitária.

Nutrição clínica: pode atuar em hospitais, clínicas, SPAS, consultórios, personal dieter, home care.

Marketing e Esporte: pode atuar na projeção de produtos e empresas voltadas para a área da nutrição, assessoria em nutrição de atletas, clubes de futebol, academias.

Pesquisa em alimentos: desenvolvimento de novos produtos na área de tecnologia dos alimentos.

Docência: docência no Ensino Superior.

Administração: assessoria e consultoria em restaurantes comerciais e industriais, escolinhas de educação infantil.

A programação de hoje, que acontece no Complexo do Museu Dom Diogo de Souza a partir das

19 horas, irá contar com a presença da Reitora Lia Quintana, ex-alunos, profissionais da nutrição e a comunidade acadêmica da área da saúde da Urcamp. Será um momento de discutir os rumos e tendências da profissão, mas principalmente de comemorar a nota cinco, conceito máximo concedido à Urcamp pelo Ministério da Educação na última semana e os 20 anos de atuação do curso de Nutrição em Bagé. A programação prevê homenagens à ex-alunos, hoje graduados e atuantes no mercado de trabalho ao redor do mundo e uma palestra com a nutricionista Dra. Sandra Costa Valle, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).