Curso gastronômico abre programação do conexão Utech-I

O curso “Cozinhando mais que trivial” começou a ser ministrado nesta segunda-feira, 28. A atividade é promovida pela Urcamp em parceria com o Senai. A duração é de 20 horas-aula e o curso será realizado até sexta-feira, das 13h às 17 horas.  

O curso traz a proposta de apresentar aos alunos diferentes tipos e preparos de sopas, molhos, massas, frutos do mar, carnes e risotos, além de sobremesas e dicas de conservação de alimento. Tudo isso acontece em uma carreta-escola móvel equipada com uma cozinha, contendo todas os materiais necessários para o desenvolvimento da atividade.  

O chef de cozinha, Paulo Silva, explica que a proposta é ir além do trivial, ou seja, ir além daquilo que é comum. O curso irá aprimorar aquilo que os alunos ja conhecem, mas também apresentar novos pratos e opções gastrônomicas. Silva ressalta que a ideia é fortalecer a gastronomia e ajudar o público que está iniciando na profissão, quem já é profissional ou quem só quer para uso doméstico e assim tentar entender o que é ser um cozinheiro ou um chef de cozinha. O chef afirma que o mercado de trabalho para gastronomia é amplo e precisa de profissionais, logo este curso é uma ótima aposta para a população, alunos ou profissionais da área. “O público está ficando mais exigente, ele não quer comer mais só o básico, quer ir além disso” completa.

Verônica Luz, que estuda gastronomia na Urcamp, foi uma das sorteadas para fazer parte do curso. Ela explica que a vontade de participar surgiu do interesse em aprender novas técnicas e novos pratos. “As expectativas são grandes no sentido de aprender algo que venha agregar conhecimento para nós da área de gastronomia", relata.  

O curso faz parte da programação do conexão Utech-I, evento que acontece no campus central da Urcamp até sexta-feira, dia 1º de novembro.