Tarde de palestras marca empenho pelas ações sustentáveis no Congrega2k20

Reportagem e fotografia: Lucas Machado, acadêmico de Jornalismo.

 

A tarde de sexta-feira (30) de Congrega 2k20, contou com três palestras que aconteceram em live pelo youtube da Urcamp. Foram encontros virtuais mediados pelas professoras Lize Cappellari e Anabela Deble com diversas presenças e assuntos ligados à produção sustentável.

O palestrante Marcos Borba, formado em Medicina Veterinária pela Fundação Attila Taborda Faculdades Unidas de Bagé FAT/FUnBa (atual URCAMP) e doutorado em Sociologia, Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Córdoba (Espanha) ministrou logo ao início da live uma palestra com o tema “A sustentabilidade e as relações sociedade-natureza”. Borba, trouxe diversas questões ligadas à sustentabilidade e produtividade mundial, desde o excesso de consumo até questões econômicas e a pandemia de Novo Coronavírus.

“Estamos vivendo uma experiência que a grande maioria dos humanos que habitam o planeta Terra hoje não conheciam, e que é uma situação que deriva fundamentalmente de uma situação de insustentabilidade, ou seja, a pandemia é um sinal de que algo não vai bem”, relatou.

Na segunda palestra da tarde, o gestor de projetos da empresa MERCUR que existe desde 1924 atuando no desenvolvimento de produtos sustentáveis nas áreas de saúde e educação, Eduardo Assmann, questiona: “O que o mundo perderia? E essa foi a pergunta que a empresa fez há 11 anos. Lá naquele momento a empresa reviu uma série de processos, linhas de produtos e atividades para fazer algumas mudanças” resumiu o empresário para qualificar o tipo de opção adotado desde então.

Já a última palestra da tarde a consultora de turismo Flávia Gross do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) tratou de “Desenvolvimento sustentável de territóriose pessoas”, analisando a atividade do Turismo e sua importância econômica. O tema destacou a necessidade que o setor teve de se reinventar com a pandemia. “No turismo se a gente pensa em sustentabilidade, a gente precisa trabalhar o hoje sem deixar que o amanhã também esteja no nosso planejamento, no nosso radar.” Com isso Flávia contou que a definição de “Turismo Sustentável” surgiu em 1922 na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento - ECO 92, e foi a partir daí que o tema passou a ser considerado e trabalhado de forma mais ampla. “Isso é considerar que nossos impactos atuais vão também gerar impactos futuros. Ou seja, todo esse tripé social, econômico e ambiental precisa estar alinhado aos interesses da demanda do viajante” concluiu Flávia Gross.