Urcamp realiza formatura do Curso de Qualificação de Pessoas com Deficiência

A solenidade de formatura foi no Salão de Atos da Urcamp, em Bagé. Dos 14 alunos inscritos, todos portadores de alguma deficiência, nove concluíram o curso. Foram seis meses de aulas, com aulas de segunda a sexta, em atividades que envolveram conhecimentos ligados a diferentes áreas de uma empresa, como noções administrativas, matemática financeira, informática, recursos humanos e questões jurídicas. Tudo de graça, como uma forma de ampliar as possibilidades de colocá-los ou até mesmo reconduzi-los ao mercado de trabalho.

Rafaela Martin foi uma das concluintes que recebeu o certificado. Em seu depoimento destacou o quanto o curso modificou sua vida. “Eu fiz amigos pra toda a vida, aprendi a me conhecer melhor e me sinto muito mais preparada pra poder trabalhar”, revelou.

A coordenadora do projeto, professora Súsi Barcelos e Lima, salienta que o projeto está totalmente alinhado a missão da Urcamp como instituição Comunitária de Ensino Superior. "Busca alternativas para a inclusão efetiva das pessoas no mercado de trabalho e na sociedade. O programa transcende a lei de cotas,pois prioriza o desenvolvimento de autonomia do sujeito através da descoberta de suas potencialidades e resgate de sua autoestima ”, explica.

A solenidade contou com a presença de familiares e amigos, além de representantes de empresas da cidade. O principal objetivo do curso é desenvolver ações e explorar as aptidões por meio da qualificação profissional, como forma de inclusão da pessoa com deficiência num ofício, através da teoria e da prática. Todos os alunos passaram por estágios em diferentes setores da Urcamp.