Seminário Acadêmico mescla diferentes temas e amplia as possibilidades da Medicina Veterinária

Começou na manhã desta segunda-feira, 31, o 23º Seminário Acadêmico da Medicina Veterinária Campus Alegrete. A palestra de abertura, contou com a colaboração da Médica Veterinária Ceres Nakasu, que conta com larga experiência no trato e manejo de felinos. Ela abordou o tema Fiv e Felv na rotina clínica de felinos e desmembrou como estes vírus acometem a vida de gatos domésticos.

Em sua explanação, explicou que o FIV funciona como uma espécie de AIDS felina, já o FELV, se desenvolve como uma leucemia. Ambas as patologias são comuns em gatos e são transmitidos pela saliva ou secreção. O vírus, entra no DNA do animal e todas as demais células passam a conter este agente, explica a especialista.

Os principais fatores de risco que propiciam esta contaminação são: machos não castrados, superpopulação em um mesmo local, o acesso à rua e a não vacinação.

Nakasu ainda recomendou alguns procedimentos que podem reduzir os riscos de transmissão do Fiv e Felv, onde classificou da seguinte forma:

- castração

- evitar passeios na rua

- isolamento dos casos positivos

- não dividir potes de comida ou água

- evitar o estresse

- lavar as mãos

- higienização dos ambientes

- troca e lavagem de de roupas

- realização de testes frequentes

- vacinação

A segunda atividade do seminário trouxe aos participantes o tema “Odontologia em pequenos animais”, pela Médica Veterinária Ruana Teixeira da Rosa e destacou como tratar a dentição em animais e as patologias que acercam esta área.

A médica veterinária Maria Isabel Seabra da Rocha falou sobre “Clínia de Pets não convencionais”. Ela identificou as diferentes espécies de aves e pássaros, normalmente criados em cativeiro e defendeu a humanização da dieta, que nada mais é do que montar o prato de forma atrativa para despertar o interesse das aves, sem esquecer do balanceamento correto dos alimentos, como - frutas, vegetais, sementes e outras misturas utilizadas. A abordagem também explicou o valor calórico desses alimentos.

A última palestra do primeiro dia trouxe como convidada a médica veterinária Marinara Macelani, que falou sobre Emergências/urgências no plantão de pequenos animais. Em sua fala, deu ênfase ao procedimento do profissional veterinário. “É necessário lutar pelo paciente até o fim”, frisou. 

Macelani classificou os tipos de urgência e relatou que o diagnóstico precisa ser certeiro, assim como o atendimento de forma imediata. Dependendo do caso, a ação do profissional veterinário, segundo ela, deve ocorrer entre cinco e dez minutos. Uma corrida contra o tempo que pode garantir o salvamento do animal.

O seminário continua com uma extensa programação voltada para as mais diferentes áreas da Medicina Veterinária, até o dia 02 de junho.