Mensagem da reitora

Tudo muda

 

Consciência da mudança. Esse aspecto é o que mais nos incentiva a perceber a trajetória do conhecimento humano como resultado de nossos investimentos em diálogo, pesquisa e inovação - motores de uma interação social mais qualificada e edificante. É o que nos faz entender a educação como uma conquista civilizatória. E como tal, é do nosso objetivo fazer com que ela chegue de maneira mais ampla e irrestrita para as comunidades onde atuamos, seja mediante a introdução de novos questionamentos, seja mediante a transformação de práticas e pensamentos já existentes.

A Urcamp é fruto das demandas de uma comunidade regional que se organizou em torno da Fundação Attila Taborda na busca de um ensino superior de qualidade e que respondesse pelas suas aspirações de um futuro melhor. E isso vem acontecendo há mais de 60 anos, desde que as nossas primeira faculdades abriram caminhos pioneiros na Campanha e Fronteira Oeste gaúchas, gerando formação de profissionais que se tornaram e continuam se firmando como lideranças nos mais variados campos do conhecimento e da ação empreendedora. Da satisfação às demandas regionais, o tempo nos fez estar preparados para receber e formar de maneira universal todos os que nos procuram, o que nos permite conhecer a aldeia e o mundo.

Com a mesma responsabilidade que reconhecemos nosso papel como balizadores de conhecimentos, empreendimentos e oportunidades, também temos clara a noção do quanto devemos trabalhar para que nossa função seja superior a qualquer tipo de dependência, por mais positiva que ela pareça ser. Trabalhamos na meta de tornar regiões, organizações e pessoas mais autônomas; buscamos auxiliar descobertas e construir respostas a questionamentos social e economicamente relevantes; rearticulamos nossa visão e perspectiva com a mesma velocidade que a sociedade encara e enfrenta novos desafios; estimulamos a mudança com a certeza de que podemos fazer mais e melhor. E, sobretudo, porque, no nosso caso, como regional, comunitária e filantrópica, nos dedicamos a fazer tudo isso juntos com a comunidade.

Hoje nos adaptamos a tempos e espaços fragmentados, líquidos até. Mas a comunidade de nossa região reconhece na Urcamp uma identidade e um compromisso que se solidificaram na história. Independente das formas que assuma e métodos que adote, a atuação da Urcamp é e sempre será uma das bases do desenvolvimento social, do progresso econômico e da sustentabilidade dos processos produtivos que aqui se arranjam.

Mas as coisas mudam. Se ontem o ensino do professor para o aluno foi a linha geral da aprendizagem de qualidade, hoje é impossível não reconhecer que esse contato pode se enriquecer, de tal forma que é preciso transformar também a sala de aula, ou seja, ampliar a noção de espaço de interação. Da mesma maneira e com os mesmos princípios é preciso implantar e entender ferramentas da tecnologia colocadas a serviço do ensino-aprendizagem como formas reais de ampliar o sucesso acadêmico de alunos e professores. E, ao fazê-lo, estabelecer metodologias dinâmicas que recuperam o poder da educação a partir da qualidade do contato entre seres humanos. Estamos vendo a vida, a experiência e o conhecimento compartilhados assumirem um papel especial frente a uma nova noção do tempo, uma diferente percepção do espaço.  

E se, em algum momento, tudo o que é sólido aparentemente se desmanchar no ar, lembre-se que novas formas estarão sendo gestadas, que a criatividade é capaz de maravilhas. E que sempre teremos a Educação.

 

Lia Maria Herzer Quintana.