As pessoas devem sempre buscar o desenvolvimento do senso crítico, que é a capacidade de questionar de forma racional e inteligente o contexto à sua volta, abandonando o senso comum, o qual se entremeia em muitos contextos da sociedade, visto que muitas das lacunas de desenvolvimento poderiam ser fechadas se houvesse mais criticidade perante os fatos e os tabus estabelecidos pela coletividade. Já no meio acadêmico, as pessoas são muito estimuladas a desenvolver o senso crítico por meio da pesquisa científica, de estudos e debates. A pesquisa científica tem o papel de fonte produtora de conhecimento, pois é a partir dela que nascem as novas descobertas que contribuem para o desenvolvimento intelectual e tecnológico de uma sociedade.

Tendo esse papel, os estudos que as pesquisas desenvolvem demandam informações confiáveis, uma vez que precisam ter base em dados que agreguem ciência ao que está sendo pesquisado. A seleção das informações que servirão como referencial teórico deve ser alvo de criticidade, visto que a sua oferta é muito grande, e o relacionamento com elas deve ser o mais criterioso possível. O discernimento entre o que é científico, o que é senso comum, o que pode ser confiável e o que é verdadeiro é um trajeto a ser percorrido na escolha das informações e de suas fontes.
A escolha correta das informações e de suas fontes levará ao desenvolvimento de uma argumentação coerente e da consequente evolução na construção do pensamento e da comunicação científica.

Nesse curso, você verá como se relacionar com fontes confiáveis de informação no meio acadêmico e saberá como os artigos científicos são distribuídos nas bases de dados e como recuperá-los para sua pesquisa por meio de estratégias de busca.