HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE SURDOS

► Aceito como atividade complementar

Em até 12 parcelas s/ juros

Mapa mental - O surdo ao longo dos séculos | PDF | Surdez

Trazendo como objetivos deste curso:

• Reconhecer os marcos históricos sobre a Educação de Surdos.
  • Diferenciar os principais métodos da Educação de Surdos.
  • Identificar os avanços e os desafios da Educação de surdos na atualidade.

Sobre o curso

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, alunos com necessidades especiais devem ser matriculados no ensino regular. Dessa forma, ocorre que alunos surdos estão sendo incluídos em salas de aula do ensino regular; porém, muitas vezes, o(a) professor(a) que recebe esse aluno desconhece todo o processo de ensino e aprendizagem que envolve as pessoas surdas, principalmente sua história.

Conhecer a história dos surdos através dos tempos e perceber as dificuldades pelas quais o surdo passou, e ainda passa, para constituir-se como sujeito que deve ser respeitado e ter garantido seus direitos à educação é a temática a ser desenvolvida por essa Unidade de Aprendizagem.

Neste curso, você verá a trajetória histórica e os métodos da educação de surdos, de modo que essa análise possibilite a compreensão dos embates, dúvidas, transformações e divergências que ainda existem em relação ao processo educacional dos surdos. No passado e em algumas situações atuais, exigia-se que os surdos se adaptassem, se adequassem e se sujeitassem à sociedade majoritária, pois eles tinham um "problema" que precisava ser reparado, consertado.