Palestra da Enfermagem amplia discussão sobre doação de órgãos

A enfermeira Kelly Laste Macagnan foi a convidada da Enfermagem para falar sobre um tema que representa reflexão e profundo entendimento, “Protocolos de Morte Encefálica e Doação de Órgãos e Tecidos”.

A palestra iniciou com a seguinte citação - “o transplante é o único procedimento que depende da generosidade de um desconhecido, ainda que haja toda a tecnologia disponível”. De maneira responsável e com grande conhecimento, a profissional desmembrou o significado e no que consiste o transplante e especificou os órgãos que podem passar por este procedimento: coração, pulmão, fígado, rins, pâncreas, intestino. Nos tecidos: córneas, ossos, pele, válvulas cardíacas.

Em sua fala, Kelly deu ênfase ao diagnóstico de morte encefálica, que é a parada definitiva de todas as atividades cerebrais, ou seja, quando o encéfalo morre, mesmo que o coração siga batendo.

Os acadêmicos puderam entender em detalhes como funciona o exame clínico que detecta a inexistência destes sinais vitais, até a preparação destes órgãos para doação.

A atividade integra as aulas virtualizadas, com a presença de convidados com experiência nas mais diferentes áreas da Enfermagem e que reforçam os conteúdos aplicados no curso.