Doação do Sicredi garante instalação de portas de isolamento no HU

Um montante de R$ 30 mil doados, este ano, pelo Sicredi Fronteira Sul, garantiu a realização de uma série de melhorias junto ao Hospital Universitário Doutor Mário Araújo (HU) da Urcamp, mantido pela Fundação Attila Taborda (FAT). Parte dos investimentos desenvolvidos com os valores consistiu na aquisição e instalação de portas que servem como divisórias internas de espaços da instituição de saúde. E estes equipamentos foram apresentados, na tarde de terça-feira, dia 29, pela presidente da FAT, Lia Maria Herzer Quintana, e pela gerente financeira do HU, Isabel Messias, ao gerente da agência Bagé, da Marechal Floriano, Célio Henrique, e Káren Benito, gerente PJ da mesma unidade.
Conforme Henrique, os recursos são oriundos de um Fundo Estatutário da empresa, de onde uma parte das sobras da cooperativa são destinadas às entidades com fins sociais. "Neste momento, com a pandemia, os valores desse ano foram antecipados. Lá em março, decidimos que iríamos encaminhar para o Hospital, contribuindo com este valor. Sempre lembrando que em cada porta destas aqui têm uma parte da Fronteira Sul", frisou.
De acordo com Lia, em função da pandemia, várias situações da estrutura precisaram de algumas adequações, como o isolamento entre determinadas repartições. "Com estas portas, por exemplo, criamos uma barreira entre o ambiente hospitalar e o Pronto Atendimento escolar", detalhou ao ressaltar que, com o ato, a instituição de Saúde busca prestar contas dos valores recebidos, detalhando de que forma foram utilizados. "Sempre que recebemos valores consideráveis, como o que a Sicredi alcançou, precisa ser perenizado, para todo mundo saber como e onde foi aplicado, como forma de transparência. Além das portas, temos um controle de acesso, pelo qual fazemos um fluxo de pessoas dentro do Hospital. E isso é fundamental para o nosso trabalho neste momento", destacou a presidente da FAT.
As novas estruturas foram instaladas em vários pontos do HU. Desde a separação junto ao setor de atendimento e da divisão entre a área hospitalar e de Pronto Atendimento, também foram fixadas junto ao Bloco Cirúrgico e à unidade Covid-19 do Hospital Universitário. "Os recursos também foram destinados para outros insumos, como aventais e máscaras, produtos muito comprados na atualidade, para atendermos todas as exigências da Vigilância Sanitária", completou Isabel.
Após o ato de apresentação das estruturas, Henrique e Káren também conheceram as demais instalações do HU, que passa por uma série de melhorias ao longo dos últimos anos, ampliando serviços e aperfeiçoando sua estrutura física. "O Sicredi, em outras oportunidades, com certeza, também se fará presente para ajudar todos da comunidade. Ficamos muito felizes por esse momento", finalizou Henrique.