Sistemas de informação e a inclusão social   

Por Milena Tort

Durante a sétima edição da Feira das Profissões da Urcamp, o curso de sistemas de informação traz como atrativo, para apresentar a graduação aos visitantes, diversos projetos de inclusão social desenvolvidos pelos acadêmicos. 

Um dos principais trabalhos tem como o objetivo despertar o sentimento de empatia a pessoas com transtornos psiquiátricos. O protótipo de aplicativo, desenvolvido com recursos de realidade virtual, permite ao usuário experimentar sintomas relacionados a determinado transtorno, como autismo, bulimia, esquizofrenia, entre outros.   

Outro protótipo do curso é o scanner venoso, que consiste em um dispositivo visualizador de vasos sanguíneos associado a um aplicativo para dispositivos móveis, buscando diminuir o desconforto dos pacientes evitando punções sem sucesso. 

Além disso, outras atrações encontradas são a caixa de areia com sensor infravermelho e projetor, que identifica regiões de maior calor, e a pulseira inteligente, que com GPS e sensores permite aos tutores das crianças, via aplicativocriar uma lista de atividades para serem cumpridas durante o dia e tem monitoramento em tempo real da localização e realização de atividades.