Lia Quintana e Fábio Paz são eleitos à Reitoria da Urcamp com 95% de aceitação


Essa história começou há oito anos, quando uma professora destemida encorajou-se a fazer o improvável: salvar a Urcamp. Engenheira Civil e docente, Lia Maria Herzer Quintana entraria para a história por conseguir o inusitado, elegendo-se como a primeira reitora da Urcamp e, trazendo consigo, a esperança para tantos alunos, professores e funcionários que, mesmo em tempos mais difíceis, nunca se permitiram abandar a instituição de ensino. Oito anos depois, mais uma vez Lia Quintana colocava seu nome à disposição, desta vez tendo como candidato à vice-reitor, o professor Fábio Paz. As urnas comprovaram o que a competência de sua Gestão vem realizando ao longo destes dois mandatos. Entre Bagé, Alegrete, Dom Pedrito, Santana do Livramento e São Gabriel, a chapa única foi eleita, na noite de ontem, com 95% de aceitação.


A liderança e determinação de Lia Quintana não vêm de hoje. Sua trajetória começou ainda na escola, quando atuou como tesoureira do Grêmio Estudantil do Colégio Franciscano Espírito Santo. De lá para cá, vem acumulando uma série de responsabilidades que alavancam o seu poder de gerir – seja enquanto profissional na área de engenharia civil, como professora, reitora e outros títulos de liderança que adquiriu ao passo que sua atuação destacava-se. Natural de Porto Alegre e filha de engenheiro civil, Lia é companheira, mãe, avó, amiga, colega, e dona de um currículo que enaltece a sua competência. Na Unisinos, em 1980, foi presidente do Diretório Acadêmico de seu curso, concluindo-o em 1987. Logo tornou-se presidente do Núcleo de Engenheiros e Arquitetos de Bagé – Neab. Fez mestrado na Universidade Federal de Santa Maria – UFSM e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa Ambientais e Energia – Nepae; além de ter sido Conselheira Titular do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul - CREA. Na Urcamp, foi diretora do Centro de Ciências Exatas e Ambientais; eleita conselheira da Fundação Attila Taborda; coordenadora do curso de Engenharia Civil campus Santana do Livramento; reitora pela primeira vez em 2010 e reeleita em 2014; e presidente do Conselho Diretor da Fundação Attila Taborda. Atualmente, além destes dois cargos na instituição de ensino, ela Preside o Conselho Regional de Desenvolvimento da Região da Campanha – Corede Campanha – eleita em 2016 e reeleita em 2018; Tesoureira do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas – Comung; 2ª secretária da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias – ABRUC; e nomeada, através da Portaria nº 109, publicada no Diário Oficial em 15/03/2018, para compor o Conselho de Participação do Fundo Garantidor do FIES, na condição de suplente, representando as mantenedoras das instituições de educação superior cotistas do FG – FIES.

Fábio Josende Paz, natural de Dom Pedrito, atua como docente na Urcamp há 15 anos, permanecendo no Campus de sua cidade natal até 2015, quando iniciou suas atividades no Central de Bagé. Graduado em Sistemas de Informação pelo Centro Franciscano, concluiu sua Especialização em Educação a Distância pela Universidade Gama Filho, e o Mestrado em Sistemas e Processos Industriais pela Unisc. Atualmente é doutorando em Informática na Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. A experiência do professor está na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, Usabilidade de Sistema, Learning Analytics Mineração de Dados Educacionais, além de programação, banco de dados e análise de sistemas. Seu currículo aponta, ainda, que é experiente em administração de empresas, quando, aos 16 anos, abriu a sua empresa de Informática em Dom Pedrito – e da vida de empresário, passou a dividir seu tempo entre o empreendedorismo e os estudos, incluindo, ainda, estágio gratuito e o fato de ter mudado de cidade. Nesta época, Fábio conciliava as atividades acadêmicas e estágios durante a semana enquanto seu pai cuidava da empresa na cidade natal; e, aos finais de semana, ao retornar para casa, assumia seu posto e continuava trabalhando. Na gama de conhecimentos, encontra-se gestão por processos e tecnologias para otimização e melhoria de processos. Fez intercâmbio internacional enquanto bolsista na Universidade Del Quindio Armênia, na Colômbia; foi presidente e vice-presidente na Câmara de Dirigentes Logistas de Dom Pedrito – CDL; coordenador do Núcleo de Dom Pedrito do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade - PGQP; membro do corpo editorial e editor da Revista do Centro de Ciências da Economia e Informática e revisor de outros cinco periódicos; É Avaliador Institucional e de curso do Ministério da Educação; foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES; fez parte da Consultoria Júnior através do Programa Negócio a Negócio do Sebrae; possui dezenas de artigos publicados em caráter nacional e internacional; além de sua intensa atuação junto aos acadêmicos, resultando na orientação e supervisão de trabalhos. Fábio Paz tem sete projetos de pesquisa, além dos projetos de desenvolvimento. Na Urcamp, em seguida que chegou ao Campus Central, foi coordenador do Curso de Sistemas de Informação. Meses depois, foi o responsável pela implementação e também coordena o setor de Assessoria de Desenvolvimento Organizacional - ADO, – que entre suas principais realizações, implementou a criação dos processos online, além de auxiliar no planejamento da Instituição. Atualmente, o professor Fábio foi um dos responsáveis pelo projeto de recredenciamento da Instituição perante o Ministério da Educação, resultando em excelência através do conceito máximo – nota cinco.

 


Campanha

Era meia-noite da madrugada do dia 20 para 21 de setembro quando o encerramento de inscrição de chapas constatava que Lia Quintana e Fábio Paz eram os únicos concorrendo à Reitoria da Urcamp para a Gestão 2019-2022. Porém, a reitora que está completando oito anos frente a Instituição, mesmo sem uma chapa concorrente, não deixou de prestar contas junto à comunidade acadêmica, entendo a importância de receber o feedback de seus alunos, professores e funcionários. A partir deste pensamento, Lia e Fábio atuaram integralmente nas redes sociais – visando, também, a sustentabilidade – e montaram seu cronograma de visitação às extensões e cinco campi da Urcamp.

Em cada encontro, Lia Quintana deixou clara a sua transparência enquanto gestora, frisando, em todos os momentos, que jamais prometeria algo que estivesse fora de seu alcance. Ao relembrar a campanha de 2014, ela contou que um aluno lhe fez um pedido para que ela conquistasse o seu voto – porém, como não era possível realizar, a resposta foi imediata: ‘Não! E, neste caso, prefiro não ter o teu voto’, contou. A mesma postura e seriedade que usou nas duas edições anteriores, carregou consigo, junto à mala de viagem. Lia e Fábio passaram pelo Hospital Universitário, Intec, Casa da Menina, Campus Rural Bagé, Campus Central, Campus Corujão, e pelos campi e suas unidades em Dom Pedrito, Santana do Livramento, Alegrete e São Gabriel.

Em cada chegada, foram recepcionados, de braços abertos, pelos colegas – um carisma conquistado por Lia Quintana ter mudado completamente a triste realidade dos salários atrasados, cujos depoimentos traziam a angústia de remoer um passado de necessidades. Fábio, por sua vez, teve seu primeiro encontro com cada campus, e sua determinação e perspicácia foram elementos fundamentais ao conquistar a confiança dos alunos, professores e colaboradores da Urcamp.

Dentre tantas conversas e explanações, o foco das visitas era o de pedir voto, como Lia Quintana pronunciou a cada chegada, mas, também, com a intenção de prestar conta pelos oito anos de gestão e apresentação das principais propostas para os próximos quatro anos. Quase ao final da agenda, um momento ficou marcado – os alunos do fundamental do Colégio Raymundo Carvalho da Urcamp Alegrete estavam sabendo que a reitora andava pelo Campus e, ansiosos pelo abraço na ‘grande Diretora’, prepararam brincadeiras, declamação de um poema, apresentação de flauta, e presentearam os candidatos, entregando, ao final, duas cartas que contavam aquilo que mais gostavam na escola e o que desejavam para o futuro. Lia Quintana e Fábio Paz, dois apaixonados por crianças, ficaram comovidos com o carinho e sinceridade existente em cada sorriso e abraço recebidos.







Coletiva de Imprensa

Na terça-feira, após amanhecerem com a vitória de 95% dos votos, Lia Quintana e Fábio Paz receberam a imprensa local para comentar sobre a trajetória que lhes garantiu a eleição. “Mesmo sendo chapa única, nos preocupamos em fazer um projeto para os próximos quatro anos. É gratificante ter esta aprovação. Temos, portanto, este comprometimento com as pessoas que acreditam na gente”, explana a reitora ao complementar: “É um trabalho coletivo e vamos continuar trabalhando, juntos, pela Urcamp”. Já Fábio Paz, que assume sua gestão em dezembro, diz já estar ciente do que vem pela frente. “Demonstra que o trabalho feito traz este resultado. Nosso objetivo é continuar esta caminhada, pois temos grandes desafios para os próximos quatro anos”. O resultado da eleição, nos cinco campi, foi 1111 votos para Lia e Fábio, 157 brancos e 4 nulos.