Colégio da Urcamp de Dom Pedrito realiza evento on-line

O Colégio da Urcamp de Dom Pedrito, realizou no último dia 18 de setembro (sábado), das 8h as 12h e das 13h30min as 16h, de forma Online o Evento na 7ª Edição da Mostra de Iniciação Científica Junior – MIC JR, tendo como envolvidos a equipe diretiva, professores e alunos do 6º e 9º Ano do Ensino Fundamental II e dos 3 (três) do Ensino Médio. O evento da MIC JR por sua vez é promovido anualmente pelos Colégios da rede Urcamp, contando com apoio da Instituição como um todo, pois trata-se de um evento inovador, no sentido de trazer à luz e à integração os trabalhos que estão sendo desenvolvidos nas escolas de Ensino Fundamental, Médio e Técnico de estudantes em processos de pesquisa científica, incentivar a continuidade desses projetos e o engajamento de novos estudantes.

A Diretora prof.ª Patricia Ribas Rodrigues, destaca a satisfação quando o Colégio, mesmo em tempos diferentes devido a Pandemia, vêm proporcionar aos seus estudantes a realização do evento. “Diante a momentos como este de tamanha proporção, o que se tem em mente é a possibilidade de realização apenas no presencial, quando na verdade é que devemos sim estar preparados para qualquer eventualidade, e não permitir que algo que faz parte do contexto escolar e do conhecimento impeça sua realização, já que anualmente o evento é inserido junto às demais atividades no Calendário Anual do Colégio. Nossos alunos receberam a notícia da realização do mesmo e logo partiram para escolha dos temas para seus trabalhos, assim empenharam-se e aprofundaram suas pesquisas, contando ainda com o auxílio dos seus orientadores, todos esses professores do colégio, e finalmente registraram o evento mostrando-se preparados diante das apresentações por edição final preparada através de vídeos”, destaca.

A importância do apoio da escola em todos os momentos é fundamental, e por isso entende-se que mesmo diante das maiores dificuldades deve haver sempre aquele olhar voltado ao aluno, e permitir que a ele seja oferecido o melhor dentro de todas possibilidades, estimulando e ofertando aos jovens as maiores oportunidades para uma formação de qualidade, salienta a diretora. O evento da MIC Jr além de trazer aos estudantes grande conhecimento na área da pesquisa, mostra ainda que o momento de integração deve prevalecer, trazendo a experiência trocada por todos, ao mesmo tempo que aprofunda seus estudos, gerando ideias e se tornando parte integrante na construção do saber.

MIC JR

A 7ª MIC JR contou com trabalhos disseminados em várias áreas do conhecimento, e nessas contou com a presença de ilustres avaliadores, sendo: Profª Lucileda Costa – Supervisora Geografia e História SEC DP (Ciências Humanas); Prof.ª Lize Helena Capellari – Coord. Curso Ciências Bilógicas da Urcamp Bagé (Ciências da Natureza/Biologia); Prof.ª Bruna Santos (Ciências da Natureza/Física); Psicóloga Eduarda Marcon (Saúde/Psicologia); Prof.ª Matusa Trindade – Supervisora Colégio da Urcamp Santana do Livramento (Linguagem); Prof.ª Maria Elaine Leon – Coord Curso Sistemas de Informação Urcamp Bagé (TI). A contribuição dos ilustres convidados que fizeram parte da banca avaliadora foi de extrema importância e responsabilidade, já que tínhamos para o momento 42 trabalhos, todos temas muito relevantes, com qualidade e trazidos com competência pelos autores. Foram premiados 4 (quatro) trabalhos de alunos do 6º ano do EF e 10 (dez) trabalhos de alunos do 9º Ano EF e do Ensino Médio, estes distribuídos nas Área do Conhecimento.