CPA lança projeto Avalia Urcamp 2020 para estimular opinião de estudantes

A Comissão Própria de Avaliação da Urcamp (CPA) prepara a nova fase de trabalho prevista em seu planejamento anual. Está marcada para o próximo dia 5 a postagem do novo formulário de avaliação docente a ser disponibilizado para os acadêmicos, tanto da Graduação i quanto dos currículos em vigor em todos os cursos da instituição.
A CPA busca estimular a participação dos acadêmicos no período denominado espontâneo porque é o mais relevante na observação dos avaliadores externos. Por isso, o órgão criou desde o ano passado o projeto Avalia Urcamp, que busca estimular as respostas desde os primeiros dias da publicação do questionário. "Por isso pedimos o apoio de coordenadores e NDEs para efetivamente incentivarem seus alunos a responder as questões", informa o presidente da CPA, professor Glauber Pereira. A cada semestre a CPA, em resposta à legislação que criou o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES), formula questões a serem respondidas anonimamente pelos acadêmicos sobre as disciplinas e professores do seu último ciclo. Assim, o formulário a ser disponibilizado agora procura avaliar as atividades realizadas nas aulas do semestre 2020-1. "Na última experiência, mais de 90% dos questionários recebidos foram respondidos na fase espontânea", informou o presidente. Os dados levantados nas pesquisas são utilizados para identificar melhorias nos cursos e na instituição.

Avaliação institucional

O projeto da CPA aplicará também, até o final de outubro, o questionário de avaliação institucional, onde são colocadas questões sobre infraestrutura, projeto de ensino-aprendizagem, prestação de serviços e gestão financeira, reunindo dez dimensões do SINAES. Neste caso, o formulário será aplicado para estudantes, funcionários, professores, gestores e comunidade.
A pró-reitora de Ensino da Urcamp, professora Virgínia Dreux, reforça a necessidade das avaliações. "É fundamental que a comunidade acadêmica entenda o que faz e o que traz o resultado de uma avaliação. A maioria das ações de uma Instituição de Ensino, advém das demandas evidenciadas nas avaliações dos cursos, dos docentes dos alunos. Queremos que este processo seja cada vez mais forte dentro da Urcamp. Que professores, funcionários e alunos se conscientizem da participação das respostas destas avaliações para que o que for evidenciado ali enquanto relatório e diagnóstico, possa ser colocado em execução pela gestão", conclui.

O que é
A Comissão Própria de Avaliação é um grupo multidisciplinar formado por professores, estudantes e funcionários da Urcamp e também por representantes de campus e da sociedade civil, cujo principal objetivo é o de promover avaliações internas e acompanhar processos avaliativos externos aos quais a Urcamp é submetida. Os resultados levantados pelo trabalho da CPA devem servir de informação de apoio para o planejamento das atividades e melhoria dos serviços prestados pela instituição.