Curso de jornalismo da Urcamp celebra 25 anos

Por Samuel da Rosa

Acadêmico do Curso de Jornalismo

O curso de jornalismo do Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp) está abrindo as comemorações dos seus 25 anos. A programação especial começa nesta semana com duas atividades alusivas ao aniversário que vão reunir acadêmicos do presencial e do Ensino a Distância. Nesta segunda-feira, 5 de abril, acontece a Aula Aberta (projeto que contempla conteúdos das componentes curriculares do semestre) com o jornalista da RBS TV, Patrick Corrêa, egresso da instituição. Já na quinta-feira, dia 8, é a vez da Aula Inaugural do curso com a jornalista Cárlida Emerin, ex-professora da Urcamp. As duas atividades acontecem na semana do Dia do Jornalista, que é celebrado no dia 7 de abril.

Patrick Corrêa, pós-graduado em Crise de Imagem, irá falar os sobre o estilo de trabalho e os tipos de equipamentos que se utiliza no jornalismo móvel, por se tratar das práticas que a RBS TV já vem usando na região há algum tempo. Já a palestra do dia 8 contará com a Pós-doutora em Arte e Semiótica Televisual (UDESC/SC), Cárlida Emerin, que atualmente é professora da Universidade Federal de Santa Catarina. Ela ministrará a aula inaugural, que terá como tema: “Jornalismo, pandemia e desinformação: o caso do telejornalismo”.

A proposta de fundação do curso de jornalismo foi aprovada em 11 de dezembro de 1995, pelo Conselho Universitário da Urcamp, mas as atividades do curso iniciaram-se em março de 1996. Portanto, os 25 anos do curso se concretizaram em dezembro do ano passado, mas segundo o coordenador do curso, jornalista Glauber Pereira, devido à pandemia da Covid-19 e também por não haver mais atividades na universidade no período de recesso de 2020, foi decidido celebrar a marca a partir de agora.

O coordenador reforça que as atividades alusivas aos 25 anos contarão com um convidado por mês. A programação ainda está sendo montada pelo colegiado do curso e por uma comissão de alunos, que ficará responsável por organizar uma Semana Acadêmica especial de aniversário. “É importante destacar que, agora, também temos o curso de Publicidade e propaganda em EaD e que gostaríamos de compartilhar com estes estudantes as temáticas dos 25 anos, pois dizem respeito ao funcionamento de várias estratégias de comunicação, além do Jornalismo”, ressalta o coordenador.

O curso de jornalismo da Urcamp tem como lema “Para entender o mundo e antecipar o novo”. Para mais informações, acesse o site www.urcamp.edu.br.