Curso de Jornalismo encerra Semana Acadêmica

Por Lívia Monteiro e Milena Saraiva

Fotografias Filipe Torres Pérez

Acadêmicos do Curso de Jornalismo

 

A noite de quarta-feira (05/06) foi marcada pelo encerramento da 24º Semana Acadêmica do Jornalismo. O último dia trouxe como tema as palestras: Os desafios do rádio regional na era digital, com Marina Gallo e Lara Rodrigues, e o combate às Fake News e o ódio nas redes, com Marina Lopes, jornalista formada pela Urcamp.

Abrindo as atividades, Lara Rodrigues e Marina Gallo falaram um pouco sobre a história da Rádio Difusora, fundada por Vicente Gallo Sobrinho, que foi a primeira emissora do grupo Voz de Bagé, e surgiu a partir do primeiro programa de alto-falante do estado. A transformação foi pauta de entrada para o debate sobre a necessidade de adaptação do rádio aos novos meios de mídia. “O rádio não está mais atribuído a um suporte físico e sim a uma linguagem; rádio, hoje, são podcasts, áudios, etc”, comentou Marina. “As pessoas que consomem essas mídias também se transformam e também sentem a necessidade de novas tecnologias”, completou. As palestrantes trouxeram uma breve cronologia da rádio, narrando sua trajetória na cidade e as influências que sofreu de acordo com a evolução da comunicação frente às novas tecnologias.

Encerrando as apresentações da Semana Acadêmica, Marina Lopes, assessora de imprensa, trouxe ao público o tema “E se fosse você: conteúdo para combater Fake News e ódio nas redes”. Ela explicou o que são as Fake News e qual seu reflexo na sociedade, através da sua vivência na política. “A falta de conferência das informações pode acarretar em consequências irreversíveis”, salientou.

Citou também que o crescimento e a profissionalização das notícias falsas vêm crescendo significativamente a partir de ideologias políticas, sociais e econômicas. Marina informa que a guerrilha virtual age com um criador, um hospedeiro, um disseminador e um motivador, com o intuito de desumanizar o adversário construindo um inimigo ficcional.