Curso da Urcamp promove Cine Psicologia

A atividade prevista para o dia 09 de julho é uma parceria do Curso de Psicologia com o Cine Sete, em Bagé. A ideia é exibir aos alunos em sessão única, o filme,de produção gaúcha “Em 97 era assim”, do cineasta bajeense Zeca Brito. A proposta consiste em trazer através da tela do cinema uma análise do conteúdo psicológico efervecente nas situações rotineiras da vida.

O curso de Psicologia desde de o ano passado vem implementando atividades como esta, com a intenção de associar o cinema e a análise psicológica, para levar os acadêmicos e a comunidade em geral, ao cinema para discutir com os docentes do curso, diretores e elenco de filmes temas contemporâneos.

Para a aluna do quinto semestre do curso de Psicologia, Alejandra Magallanes, a proposta é uma oportunidade de reflexão, já que o filme auxilia a contextualizar temas trabalhados em sala de aula.

A professora responsável pela proposta, Adriana Moraes, relata que o objetivo é fazer conexões entre o mundo de fantasia do cinema e a realidade da vida cotidiana, usando o cinema como ferramenta de auxílio para a compreensão de diversos fatores.

O Diretor do filme Zeca Brito conta que a parceria com a Psicologia é benéfica para o cinema e para os alunos. “Essa parceria com o Curso de Psicologia da Urcamp vem a qualificar o debate em torno do filme Em 97 Era Assim e potencializa suas possibilidades de discussão. No ano passado o Curso exibiu o documentário Central, com direção do Renato Dorneles e Tatiana Sager, onde trabalhei como entrevistador e roteirista, e naquele momento se discutiu a situação prisional no Brasil. A sessão com debate é sempre enriquecedora para ambos os lados, realizadores e público. Neste ano uma turma do curso de psicologia estava trabalhando a questão da sexualidade na adolescência e surgiu o convite. O Cine 7 entra como colaborador da iniciativa possibilitando preço promocional ao público da sessão, e além de oportunizar a visibilidade para o cinema gaúcho e brasileiro, apresenta uma opção de cultura e entretenimento na segunda-feira à noite em nossa cidade. Acreditamos que o filme faz uma sátira da educação sexual masculina e fala de relações humanas, do amor e da amizade. Apresenta sob uma perspectiva cômica, aos alunos de psicologia e ao público em geral, o tema da descoberta sexual na adolescência”, relata.

Após a exibição do filme, será estabelecido um debate sobre as questões específicas da adolescência. A sessão está marcada para as 19 horas.