Urcamp inova com 1ª Semana Jurídica Integrada

Se por um lado, a pandemia impediu o contato presencial, por outro, deu margem para inovações. E dentre a série de ações que a Urcamp vem realizando, uma delas é a 1ª Semana Jurídica Integrada. Pela primeira vez, os alunos de Direito dos campus de Bagé, São Gabriel, Alegrete e Sant’Ana do Livramento participam juntos da atividade, que já é tradicional dentro da instituição de ensino. A diferença, agora, é que todas palestras e oficinas acontecem dentro do ambiente virtualizado, pelo YouTube e Google Meet.

A programação foi aberta na tarde de segunda-feira (5), com a oficina “Análise e discussão do filme O Dilema nas redes”, com participação dos professores Ana Paula da Rocha e Luciane Fagundes (mestre em Direito pela Unisc e especialista em Direito Civil e Direito Processual Civil pela Urcamp).

À noite, foram realizadas duas palestras. A primeira sobre “Fraude no Direito de Família e Sucessões, com Rolf Madaleno (mestre em Direito e diretor nacional do Instituto Brasileiro de Direito da Família – IBDFAM).

A segunda, referente às Ações de filiação e efeitos da socioafetividade”, com Rui Portanova (desembargador no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná e em Linguística Aplicada pela PUC-RS). O debatedor foi Thiago Tristão Lima (juiz da Vara da Família da Comarca de Alegrete).

As atividades retornam, hoje, a partir das 16h. Para quem não pôde assistir, as palestras do primeiro dia estão disponíveis no canal da Urcamp no YouTube. Confira abaixo a programação de hoje (6) e amanhã (7):

HOJE (06/10)

16h – Oficina (Google Meet) - “Usucapião extrajudicial: da teoria à prática” - Maria Eliane Blaskesi Silveira (tabeliã do 2º Tabelionato Blaskesi de Alegrete e docente do curso de Direito da Urcamp – Campus Alegrete)

17h – Oficina (Google Meet) - “Os desafios encontrados pelo advogado e a necessidade de conhecimento dos métodos consensuais de tratamento dos conflitos” - Isabelle Antonello (mestre em Direito pela Unisc e docente do curso de Direito da Urcamp – Campus São Gabriel)

19h – Palestra (YouTube) - “Direito Emergencial do Trabalho: a pandemia e seus reflexos na relação de emprego” - Eugênio Hainzenreder Júnior (pós-doutor em Direito pela Universidade de Sevilla, Espanha, e doutor em Direito pela PUC-RS)

20h – Palestra (YouTube) - “Direito dos desastres e mudanças climáticas” - Fernanda Dalla Libera Damacena (mestre e especialista em Direito Público, com doutorado sanduíche na Barkeley Law School, California, e pós-doutora na área de concentração Direito Sócioambiental e Sustentabilidade). Debatedora: Luiza Trindade Losekann (promotora de Justiça da Vara Especializada em Direito Ambiental de Alegrete)

AMANHÃ (07/10):

16h – Oficina (Google Meet) - “Conhecendo o direito fora do direito através da pesquisa empírica” - Valquíria Wendt (mestre em Direito, inspetora de Polícia Civil do RS, com atuação nas áreas de investigação e inteligência policial)

19h – Palestra (YouTube) - “Gestão da carreira criminalista” - Jader da Silveira Marques (doutor em Direito pela Unisinos, mestre em Direito pela PUC-RS e pós-graduado em Ciências Penais pela PUC-RS)

20h – Palestra (YouTube) - “Afinal prende ou não prende depois de uma sentença condenatória?” - Alessandro Lopes (mestre em Direito e delegado da Polícia Federal)

21h – Palestra (YouTube) - “Acordo de não persecução final” - Rafael Braude Canterji (Conselheiro Federal da OAB) – Debatedores: Ana Paula Torres (coordenadora do curso de Direito da Urcamp – Campus São Gabriel); Fabiuane Segabinazi (coordenadora do curso de Direito da Urcamp – campus Alegrete); Heron Vaz (coordenador do curso de Direito da Urcamp – campus Bagé) e Iara Lappe (coordenadora do curso de Direito da Urcamp – campus Sant’Ana do Livramento)

LINK DAS PALESTRAS

Segunda-feira (05/10) - https://www.youtube.com/watch?v=lW11_QgBtIk

Terça-feira (06/10) - https://www.youtube.com/watch?v=kN4lEp1BdAI

Quarta-feira (07/10) - https://www.youtube.com/watch?v=UuKO2PeJ0KU