Reitora da Urcamp representa o Comung em ato solene no Palácio Piratini

Na última quarta-feira, 04, a Reitora da Universidade da Região da Campanha (URCAMP), professora Lia Maria Herzer Quintana, esteve no Palácio do Piratini, em Porto Alegre, juntamente com o Governador do Estado do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori e o Secretário de Estado da Educação, Ronald Krummenauer,  representando o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas – Comung em ato solene da parceria firmada entre o Consórcio e a Secretaria Estadual de Educação.

O Termo de Colaboração 3162/2017, entre Comung e Seduc-RS, tem como objetivo realizar a formação de professores e coordenadores pedagógicos, estaduais e municipais, através de dois cursos: Formação Pedagógica para Professores e Formação Pedagógica para Coordenadores Pedagógicos. A meta é que 5.571 professores realizem a formação - no momento, há mais de 4.700 inscritos. As aulas iniciam em 30 de julho e se estendem até 28 de setembro, com encontros presenciais e à distância. O recurso destinado para o referido termo de colaboração, de aproximadamente R$ 4 milhões de reais, é proveniente da Consulta Popular 2016-2017, em que 10 Coredes elegeram como prioridade a formação de professores de 63 municípios gaúchos.

No Comung, 11 Universidades (Urcamp, Unisc, Unisinos, UPF, Feevale, Unilasalle, Univates, URI, Unicruz, Unijuí e UFN) estão envolvidas neste projeto. Foi constituído um Grupo de Trabalho de professores e técnicos (administrativos, financeiros) dessas Instituições, que estão trabalhando desde setembro de 2017, na produção dos cursos, materiais, plataforma virtual, divulgação. Esse Grupo de Trabalho é coordenado por uma comissão organizadora, cuja presidente é a reitora Lia Maria Herzer Quintana.

O Comung

Constituído oficialmente em 27 de abril de 1996, o COMUNG hoje representa uma série de conquistas para as instituições: programas e experiências compartilhadas, avaliação institucional, intercâmbios de professores e de alunos, qualificação e treinamento de funcionários e professores, fórum de tecnologia da informação, integração entre diversos segmentos, como assessorias jurídicas, recursos humanos, assessorias de comunicação e bibliotecários. Além disso, o Consórcio busca, de forma conjunta, por meio de convênios e políticas públicas, incentivos à formação acadêmica da população, à promoção de atividades artísticas e culturais, à formação de professores, bem como o desenvolvimento de ações de inovação e empreendedorismo, entre outras.

Integrado por 15 Instituições Comunitárias de Educação Superior - ICES, o COMUNG é o maior sistema de Educação Superior em atuação no Rio Grande do Sul, formando uma rede de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação que abrange quase todos os municípios do Estado. As instituições comunitárias distinguem-se pela forte vocação social, desempenhando um papel proativo na realidade social, política, econômica, cultural e histórica nas regiões onde atuam, gerando transformações que contribuem para o desenvolvimento de suas regiões com maior equidade e justiça social.

O Consórcio oferece 1.465 cursos de graduação e pós-graduação, e conta com mais de 189 mil alunos, atendidos por 8.735 professores e mais de 11.134 funcionários. As Instituições integrantes do COMUNG oferecem, juntas, 71 doutorados e 134 mestrados, tendo em seu corpo docente 3.322 doutores e 4.399 mestres, ou seja, quase 90% dos docentes possuem titulação stricto sensu, o que evidencia um grande compromisso com a oferta de atividades de ensino de graduação e de pós-graduação, de pesquisa e de extensão, socialmente relevantes e altamente qualificadas.

As instituições que compõem o COMUNG formam a maior rede dos estados da federação, de interiorização da geração de conhecimento e de inovação. Com um amplo programa de ciência e tecnologia, e um projeto para a constituição de ambientes de inovação e empreendedorismo, as instituições do COMUNG contam atualmente com uma estrutura composta de oito parques tecnológicos, doze incubadoras de empresas, nove incubadoras sociais, dez agências de inovação e tecnologia e mais de três mil e quatrocentos laboratórios de ensino, pesquisa e extensão.

Toda essa estrutura permite uma importante e fundamental interação entre a produção do conhecimento e o desenvolvimento do meio empresarial e da sociedade. Além disso, pela sua natureza comunitária, tais ICES desenvolvem projetos de intervenção social junto às comunidades e aos grupos sociais mais carentes de suas cidades e regiões gaúchas. Em 2016, foram registrados mais de 1.621.345 atendimentos prestados à comunidade nas áreas de saúde, arte e cultura, educação, esporte e também na área jurídica. As Instituições executam mais de 1.400 projetos de extensão e mais de 3.880 projetos de pesquisa. Todas essas iniciativas possibilitam uma aproximação das IES com a população, desempenhando um papel fundamental na melhoria da qualidade de vida da comunidade.

As ICES/COMUNG possuem uma relação histórica com as redes públicas – estadual e municipal – baseadas em princípios políticos, educativos, pedagógicos, epistemológicos e éticos. Realizar esta formação, através de cursos de extensão, em parceria com os Coredes e a Secretaria de Estado da Educação-RS, é uma oportunidade e uma responsabilidade que deve fundamentar-se nos mesmos princípios.