Atleta Cidadão é desenvolvido pelo Curso de Educação Física

O projeto, voltado a adolescentes de escolas públicas, acontece no horário inverso ao da escola e estimula prática de exercícios e a cidadania.

Pelo menos três vezes por semana a quadra poliesportiva no Ginásio da Urcamp fica tomado por crianças e adolescentes, que ali, desenvolvem inúmeras atividades. Eles não integram o quadro de alunos do colégio das Urcamppois estudam na rede pública municipal, onde cursam, entre 5º 9º ano do Ensino Fundamental. Mas isso não faz a menor diferença, porque fazem parte do projeto Atleta Cidadão e isso é suficiente para que possam usufruir de toda a estrutura física, materiais de Educação Física e do material humano oferecido pela Instituição, através do auxílio técnico de acadêmicos e professores.

O projeto existe a um ano e é desenvolvido por meio de uma parceria entre Prefeitura Municipal de São Gabriel e o curso de Educação Física da Urcamp. intuito é oferecer atividades físicas, recreação, ludicidade e conhecimento há cerca de 200 estudantes, prioritariamente, em situação de risco social, que apresentam baixo desempenho escolar no horário inverso ao da escola.

Carolaine Maciel, 14 anos, estuda no oitavo ano da Escola Municipal Carlota Vieira da Cunha e ingressou no projeto este ano e conta que encontrou no esporte, um novo mecanismo de educação. “Eu adoro esporte e aqui eu aprendo muito”.

Já Leonardo Goulart, 15 anos, destacou os frutos colhidos desse convívio semanal. “É uma comunhão entre alunos, a amizade e o esporte nos ajudam. A gente aprende mais”, relata.

E para que eles tenham acesso as atividades propostas, Urcamp também entra com 10 monitores, todos acadêmicos, que recebem bolsas através do Programa Institucional de |Bolas e Iniciação à Docência (PIBID)A prefeitura se compromete com os uniformes, tênis, transporte e alimentação. “Nosso objetivo é preencher o tempo livre deles om atividades esportivas, com foco na boa educação”, revela, o coordenador do curso de Educação Física de São Gabriel, Rodrigo Guterres.

A seleção dos estudantes é feita pelo município, através da Secretaria Municipal de Educação.