Professora da Urcamp apresenta dissertação que busca contribuir para saúde de funcionários da Prefeitura

Adriana Moraes é psicóloga, professora da Urcamp e funcionária pública da Prefeitura de Bagé, junto à Secretaria Municipal de Economia, Finanças e Recursos Humanos, no Departamento de Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho (Biometria). Ela apresentou, recentemente, um projeto que pretende auxiliar na saúde dos funcionários do Executivo local.

A profissional, que ingressou no mestrado em Saúde do Ciclo Vital da Universidade Católica de Pelotas (MPSCV/UCPel), no ano passado, com a vontade de pesquisar sobre saúde ocupacional, defendeu, no dia 3 de outubro, a dissertação intitulada “Perfil Epidemiológico dos servidores públicos municipais de Bagé/RS em Licença Prolongada Tratamento de Saúde”, onde utilizou dados de saúde ocupacional do Município.

A psicóloga conta que seu foco de pesquisa foram os afastamentos de saúde prolongados, visto que, segundo ela, quanto maior o tempo de afastamento dos servidores públicos maiores são os prejuízos pessoais e institucionais. “Conseguimos identificar as secretarias que mais afastam, os cargos, as doenças, o período do ano entre outras características que servirão de suporte para futuras ações preventivas da equipe técnica”, explicou.

Adriana comenta que a pesquisa, agora, servirá de base para aplicabilidade direta na comunidade, já que se parte de dados científicos para futuras intervenções. Os dados da pesquisa foram apresentados também ao gestor da Secretaria Municipal de Economia, Finanças e Recursos Humanos para que se possa implementar futuras ações preventivas. “O resultado do estudo mostra que a cidade não tem indicadores diferentes de outros municípios brasileiros, mas alerta sobre a importância do investimento em prevenção na área de saúde ocupacional”, destacou a profissional.

Outro ponto de destaque mencionado pela especialista é o fato de ter, no curso de Psicologia da Urcamp, a possibilidade de desenvolver e aprimorar mais esta temática (Saúde Ocupacional) em linhas de pesquisa vendo que os resultados podem fazer a diferença para a comunidade bajeense.