Urcamp aposta numa tendência e investe no Curso de Gastronomia

Coordenador do Curso de Gastronomia - Professor Luiz Fernando Framil

O Curso Tecnólogo Superior terá duração de dois anos e meio e é o primeiro em formato presencial da campanha gaúcha.

Ao contrário do que muita gente pensa, o profissional da gastronomia reúne conhecimentos que vão muito além das habilidades em preparar e manusear alimentos. O currículo do futuro gastrônomo, tem um foco na gestão, mas também inclui fisiologia e valor nutricional dos alimentos, processos industriais, segurança alimentar, dentre outros. E foi pensando em atender a uma demanda da própria região que a Urcamp decidiu investir nessa nova tendência mundial. A prova disso são os programas de culinária distribuídos entre os canais de tv em rede aberta e fechada e a elevada audiência de cada um . Além disso, o assunto que envolve cozinha vem despertando cada vez mais o interesse de um público de todas as idades, inclusive crianças. Tanto que já não basta saber cozinhar, é preciso mais que isso porque as exigências do próprio consumidor, também estão maiores. E se a ideia é fazer disso uma profissão, com um mercado aquecido e em franco crescimento, o momento é agora.

Há pelo menos três anos a Urcamp estuda o tema e prepara um modelo de curso que, de fato, dê suporte e preparo para o aluno que quer ingressar nessa área. O Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia está formatado em cinco módulos, aplicados em cinco semestres divididos assim:

Assistente de cozinha – após a conclusão com aproveitamento das disciplinas dos dois primeiros módulos;

Cozinheiro(a) nacional e internacional – após a conclusão com aproveitamento das disciplinas do terceiro e quarto módulos;

Tecnólogo em Gastronomia – após a conclusão com aproveitamento das disciplinas dos cinco módulos.

A carga horária total é de 1.770 horas e abrange carga horária acadêmica, atividades complementares (cursos, eventos) e estágio curricular supervisionado, explica a Pró-reitora Acadêmica da Urcamp Virgínia Dreux. “Um dos projetos da Urcamp é atender a comunidade no tange às demandas do Ensino Superior e o curso de Gastronomia era uma dessas demandas. Em breve teremos mais novidades em relação a novos cursos”, adianta.

O curso de Gastronomia habilita o profissional à educação continuada com a possibilidade de pós-graduação, mestrado e doutorado. Mas além da área acadêmica o gastrônomo tem uma gama ampla de opções para atuar, com destaque para restaurantes, hotéis, cozinhas industriais, bares ou até mesmo abrir e gerenciar o seu próprio negócio ou ainda atuar como consultor em vários segmentos da alimentação.

O coordenador do novo curso é o professor gastrônomo Luiz Fernando Framil Fernandes, que atua há sete anos na Urcamp, onde leciona nos cursos de Educação Física e Nutrição. Ele tem a titulação de Doutor e Mestre em Administração. “Nós teremos uma formação em gestão, porque é um curso de negócios onde ele vai ficar preparado no negócio gastronômico como um todo, não só na cozinha”, explica.

Já para esse primeiro semestre, o curso vai contar com um laboratório de técnicas culinárias. Dentre as disciplinas que fazem parte do currículo, um destaque para Zitogastronomia, que estuda bebidas fermentadas e harmonizadas com alimentos e aEnogastronomia, que trata da harmonização de vinhos e espumantes com os alimentos. Mais uma qualificação específica para uma região que vem se firmando nos últimos anos, como um grande pólo da vitivinicultura. Outra característica do curso é formar profissionais para atuarem na área de panificação e confeitaria.

A vantagem do setor de alimentação é que, mesmo em tempos de economia incerta, seu consumo por parte da população permanece em expansão e cheio de possibilidades. É a Gastronomia aliando técnicas e conhecimento, com o prazer do bem cozinhar.

Mais informações sobre o Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia podem ser obtidas na Urcamp, junto à PROAC, pelos ramais 246 ou 287.