Comunicado Urcamp! COVID19 - UM DIA APÓS O OUTRO.

Comunicado Oficial Urcamp

006 – 16 de março de 2020

COVID19 - UM DIA APÓS O OUTRO.

A URCAMP e suas mantidas, são uma marca, um nome derivado da Fundação Attila Taborda, cuja essência estão atreladas às finalidades sociais para a qual foi instituída.

De forma ágil, destemida e preventiva, adotamos o distanciamento social em nossas atividades, cujo objetivo precípuo foi o de proteger nossa comunidade de alunos, professores, funcionários e, por conseguinte, as respectivas famílias e população das regiões onde estamos inseridos.

Nossas responsabilidades sociais são voltadas ao bem comum, e isso é muito importante, porque em cada um dos nossos colaboradores e discentes, carregam em si, um prolongamento institucional, que é reproduzindo no seio da sociedade, na simbologia da grandeza da URCAMP.

A população sabe e convive com essa história, regada das nossas dificuldades financeiras, tarefa que rotineiramente nos assombra no cotidiano, mas que, em épocas de crise, como soí acontecer, o nosso ambiente interno, demonstrou o quão aparelhado estamos na transposição das dificuldades, o que nos permite referir, naquele velho jargão, de que a dor ensina a gemer.

As medidas que adotamos de distanciamento social, necessárias por uma condição de saúde pública, acresceu ao nosso universo de atividades, a certeza de que estamos plenamente instrumentalizados, tanto no ambiente acadêmico quanto funcional, onde estamos investidos de metodologias nas tecnológicas digitais, que são as ferramentas, pelas quais caminha a humanidade.

Com isso, cada um dos colaboradores e dos nossos discentes, estão a demonstrar, no âmago da crise mundial, o quão competentes somos, especialmente se comparados àqueles que jamais conviveram em crises, especialmente financeiras.

As respostas vivenciadas, quando transcorridos aproximadamente um trintídio, o que se resgata nos chats, referendados nas informações do aprendizado, pela transmissão das aulas remotas aos nossos alunos, em um ambiente pessoal e humanizado, desenvolvido institucional e individualmente pelos professores, adequado a plataforma da grade curricular de cada um, trazendo a certeza de uma evolução do conhecimento, até então não difundida em outras comunidades que convivem com o sistema de ensino presencial.

Em meio a este contexto, cedemos ao município de Bagé, o Ginásio Corujão para implantação do Hospital de Campanha, que serve para expandir a capacidade de leitos em Bagé, o que reforça ainda mais nosso papel na comunidade.

Paralelo a isso, reforçamos nosso compromisso com a saúde da região, através da ampliação de leitos e dos atendimentos no Hospital Universitário, bem como o resguardo, com toda a tenção necessária às cerca de 30 menores que abrigamos em nossa Casa da Menina.

Assim, neste momento, em que completamos o primeiro ciclo de distanciamento social, com a manutenção das atividades e adimplência integral dos salários vencidos, conclamamos a todos, indistintamente, que se unam a essa causa, voltada a preservação da saúde pública, retribuindo, cada um, com o seu melhor, para que possamos, a cada data, como a Páscoa que desde já parabenizamos a todos, vencermos, sempre, qualquer adversidade que surja em nossa longa caminhada.

Abraço a Todos

Lia Maria Herzer Quintana