Comunicação Consciente no Contexto da Enfermagem marcou o dia da profissão na Urcamp

Uma aula diferente, com convidados de fora e egressos, promoveu a troca de ideias para marcar o Dia do Enfermeiro, na noite desta quarta-feira, 12.

O Enfermeiro Márcio Rossato Badke, abordou o tema “Palestra Cuidando de quem cuida por meio das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde” e relatou que hoje no Brasil, existem 29 práticas regulamentadas, dentre elas o Reiki, Apiterapia, Aromaterapia, Massoterapia. Juntamente com a terapeuta Jana Rossato Gonçalves, o palestrante relatou os benefícios destas práticas alternativas no tratamento e recuperação de pacientes. “A partir do momento que você começa a aplicá-las você identifica qual prática deve ser aplicada de acordo com cada paciente. Existe evidência científica? Existe! Existe literatura? Existe uma biblioteca rica sobre este tema”, destaca.

Jana Rossato Gonçalves, propôs uma meditação virtual entre alunos, professores e convidados presentes. Através de um vídeo, identificou os chakras no corpo, que são campos energéticos e assim, ensinou um exercício prático de meditação.

A atividade ainda contou com as vivências e experiências do enfermeiro Mailon de Oliveira Moraes - Egresso do curso de graduação em enfermagem da Urcamp, pós graduado em urgência emergência e trauma, especialista em urgência e emergência e RT do pronto atendimento de Piratini e ainda com a interação da Enfermeira Andressa Luçardo Bueno - Egressa do curso de graduação em enfermagem da Urcamp. Pós-graduada em Enfermagem Obstétrica- UFGRS e enfermeira Obstetra no Hospital São Lucas da PUCRS.

Márcio Rossato Badke é Doutor em Ciências pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Coordenador do Laboratório multidisciplinar de pesquisas em Práticas Integrativas e Complementares em saúde (LAPICS) da UFSM e Jana Rossato Gonçalves é Graduada em Comunicação Social - Terapeuta no Laboratório multidisciplinar de pesquisas em Práticas Integrativas e Complementares em saúde (LAPICS) da UFSM.

Para a coordenadora do curso de Enfermagem da Urcamp, professora Carmem Vaz, a iniciativa promoveu integração e gerou conhecimento agregado ao currículo do curso. “As atividades desta noite promoveram a união de propostas em ensino on-line, vinculadas ao presencial e integrando a Educação com a tecnologia, indispensável nos dias atuais.Foram proporcionados importantes momentos de reflexão e aprendizado com as diversificadas perspectivas, dividindo experiências que nos auxiliarão no exercício da nossa profissão", finaliza.