Projeto de Extensão da Urcamp vai disponibilizar atendimentos clínicos semanais para animais de famílias de baixa renda

Implantado em 2019, o projeto de extensão Medicina Veterinária na Comunidade teve um ano de hiato nas atividades presenciais em decorrência das restrições da pandemia. Mas em 2021, através de uma parceria com a Coordenadoria de Bem Estar Animal, o grupo volta à ativa com cerca de 22 acadêmicos, promovendo atendimentos agendados pelo órgão municipal.

Responsável pelo projeto de extensão, a professora Paula Costa dos Santos explica que a idealização surgiu a partir da observação do crescimento populacional de cães e gatos em áreas urbanas, o que promove uma maior exposição da população a doenças zoonóticas, com maior prevalência entre as comunidades em situação de vulnerabilidade social.

Como no município de Bagé os programas de assistência precisam de apoio, o projeto surgiu, inserido nas atividades do Grupo de Estudos em Pequenos Animais (GEPA), com o objetivo de promover, nos bairros, atendimento clínico de cães e gatos e ações de controle das principais zoonoses. Através destas ações, os projetos também é uma ferramenta para inserir os acadêmicos do curso na comunidade, proporcionando a vivência prática da profissão.

Após a criação, em 2019, as três ações agendadas para 2020 tiveram de ser suspensas em função das restrições da pandemia. Mesmo assim, as atividades migraram para as redes sociais, onde o grupo passou a abastecer um perfil com informações relevantes sobre saúde animal.

Já neste ano, surgiu a ideia da parceria do curso com a gestão municipal, através da Coordenadoria de Bem-Estar Animal. “Precisávamos manter o projeto de extensão, que é extremamente importante e tem impacto na implementação de políticas públicas”, explica.

A parceria acontecerá da seguinte forma: uma vez por semana serão oferecidos oito atendimentos clínicos em cães e gatos. Todos serão realizados de forma gratuita no prédio central do campus de Bagé. A CBEA fará a seleção e encaminhamento dos animais para serem atendidos na Urcamp.

O contato com a Coordenadoria de Bem Estar Animal pode ser feito, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30, pelos números (53) 3240-5231 e (53) 997133705. Ou pelo WhatsApp, em qualquer dia e horário, pelo (53) 999412341.