Telejornalismo e seus bastidores foi tema de videoaula no Jornalismo

O jornalista Glaucius Oliveira falou aos estudantes e professores do curso de Jornalismo da Urcamp. Dentro do Componente Curricular de Produção em Audiovisual e Hipermídia, ministrado pela professora Roberta Mércio, a aula contou com relatos de experiência vividas no dia a dia do telejornalismo e bastidores da notícia.
O profissional destacou o processo de direcionamento de carreias, a importância da imagem e os novos métodos utilizados na captação de imagens, as diferenças entre jornalismo factual e jornalismo investigativo. "O colega respondeu a vários questionamentos dos alunos, entrou nos detalhes de bastidores e assim passaram-se duas horas produtivas, numa conversa técnica, com muita troca de conhecimento”, explica Roberta Mércio.

Glaucius Oliveira é formado em jornalismo pela FEEVALE, com pós-graduação em jornalismo e convergência de mídias. Começou a atuar como repórter cinematográfico em 1995 na TV Cidade Canal 20 de Pelotas, RS. Depois foi para RBSTV Pelotas, onde ficou até se transferir para Novo Hamburgo, onde cursou a universidade. Fez trabalho de conclusão sobre a importância do repórter cinematográfico na produção televisiva. Na TV Feevale, emissora universitária afiliada à TV Cultura/SP, Glaucius atuou como repórter cinematográfico e também como editor e diretor de imagens. Também dá aulas práticas de telejornalismo. Em 2010, começou como repórter cinematográfico na Band RS, de Porto Alegre. Em 2014 vai parta a RBSTV Porto Alegre. Hoje, integra o Núcleo Rede Globo da emissora gaúcha, produzindo reportagens em nacionais com os repórteres de rede daqui e com profissionais da Globo. Tem no currículo prêmios ARI, TCE, MP/RS e Setcergs.