Pesquisa

Na URCAMP, a perspectiva da pesquisa aplicada e da transferência de tecnologia acompanha a sua história, assim como a implementação de projetos de extensão. Essas ações geraram diversos núcleos de pesquisa, orientados para a produção científica e, como consequência desse esforço, associado a programas e projetos de extensão, foram implantados dois institutos: o Instituto de Pesquisas Ambientais e Energias (IPAE), criado em 1988 e o Instituto Biotecnológico de Reprodução Vegetal (INTEC), criado em 1997.

A característica aplicada da pesquisa e a perspectiva de transferência de tecnologia foram fatores que oportunizaram e a viabilizaram a implementação dos Institutos. Além disso, a busca por recursos, nessa época, por meio da parceria com o Programa de Pólos de Inovação Tecnológica do Rio Grande do Sul, associado ao Conselho de Desenvolvimento da Região da Campanha (Corede Campanha), do qual a URCAMP é instituição fundadora, foi fundamental para o desenvolvimento de projetos para a Região.

Nessa perspectiva, destaca-se a relação de laboratórios de ensino, de pesquisa e de extensão, com potencial para a transferência de tecnologia para o setor produtivo das regiões da Campanha e da Fronteira Oeste: Análises de Sementes,  Microbiologia, Análise de Solos, Química de Alimentos, Bromatologia, Entomologia Agrícola, Microvinificação, Casa de vegetação e telados, Entomologia Agrícola, Herbário didático, Fazenda Experimental Santa Rita, Campus Rural URCAMP Bagé.