Professor da Urcamp participa de projeto da UFPel e IPHAN em São Miguel das Missões
O professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Urcamp, Sandro Martinez Conceição, participou do projeto intitulado “Saberes das Missões”, desenvolvido entre os últimos dias 7 e 13, em São Miguel das Missões. A atividade é uma etapa do Programa Conviver – Canteiros Modelo de Conservação, promovido pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Martinez integra a equipe como alunos de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFPel (PROGRAU). Sandro atuou especialmente nas frentes de políticas públicas e de consolidação patrimonial, colaborando nos diagnósticos e entrevistas realizadas junto a gestores municipais, lideranças locais e comunidades indígenas Mbya Guarani. O trabalho foi acompanhado por professores, pesquisadores, técnicos e estudantes da UFPel e de outras instituiçõe que desenvolveram atividades voltadas à formação e qualificação de mão de obra local para conservação dos quatro sítios missioneiros, além de ações de educação patrimonial, diagnósticos de acessibilidade e levantamento de políticas públicas.
O período foi dedicado, ainda, a oficinas de capacitação de artífices em técnicas de conservação, encontros de educação patrimonial com professores da rede municipal das cidades de São Miguel das Missões, São Nicolau, Entre-Ijuís e São Luiz Gonzaga, além da continuidade do levantamento fotogramétrico das ruínas e da análise das condições de acessibilidade dos sítios.
De acordo com os organizadores, a proposta do Programa Conviver é fortalecer a preservação do patrimônio missioneiro por meio de ações colaborativas, de caráter técnico, educativo e social. As próximas etapas incluem a publicação de um livro com os resultados já alcançados e a realização de um seminário sobre conservação de sítios históricos, previsto para março de 2026. Para o professor da Urcamp, participar do projeto representa um avanço em sua trajetória acadêmica e uma oportunidade de ampliar o diálogo entre preservação, políticas públicas e educação patrimonial.