Argentino Jose Basualdo abre Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo da Urcamp

No formato online, a 20ª edição da Semana Acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo da Urcamp foi aberta na noite desta segunda-feira (17/05), com a palestra do mestre e arquiteto e urbanista argentino, Jose Luis Basualdo, com o tema “La gestion territorial de las pequenas ciudades”.
Organizado pelo Diretório Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo, o evento se estenderá até sexta-feira (2021), alternando minicursos com palestras, sempre com atividades das 19h às 22h, na plataforma Google Meet.
Durante a abertura, a pró-reitora de Ensino da Urcamp, Virginia Paiva Dreux, destacou a importância do evento para ampliação da aprendizagem. “As edições da Semana Acadêmica sempre nos trazem novos olhares e experiências de profissionais de fora, que foram formados com outro aprendizado. Parabenizo o Diretório Acadêmico da Arquitetura pela organização. Sempre fiz parte do D.A enquanto era aluna nos anos 1990. Temos um orgulho muito grande de ver vocês se movimentando desse jeito”, ressaltou.
Coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Marília Barbosa também enfatizou a qualidade da programação e fez um agradecimento especial aos alunos que integram o Diretório Acadêmico, pois, foram os responsáveis diretos pela montagem da Semana Acadêmica.
Gestão territorial de pequenas cidades
A primeira palestra ficou por conta de Basualdo. Especialista em planejamento estratégico, políticas fundiárias e gestão territorial de pequenas cidades, com larga experiência em planejamento de moradias populares, Basualdo atua desde 2010 como professor de Educação a Distância do Lincoln Institute. Ele também trabalha como assessor da Subsecretaria de Planejamento Territorial de Investimentos Públicos, na província de San Juan, Argentina; consultor do Programa Cidades do Centro de Implementação de Políticas Públicas para Equidade e Crescimento (CIPPEC); e coordenador da Rede Acadêmica de Planejamento para Pequenas Cidades (RAPPEC), com núcleos em vários países da América Latina.
Ele possui, ainda, um diploma em Políticas Fundiárias e Mercados pela Universidade Centro-Americana José Simeón Cañas de El Salvador e um Mestrado em Planejamento Territorial e Gestão Ambiental pela Universidade de Barcelona.
Durante a palestra, ressaltou, com base em diversos exemplos e conceitos, a importância de estabelecer um senso crítico para elaboração de um plano para uma cidade, no sentido de levar em consideração diversos contextos. Entre eles, a história daquele município.
Outro fator ressaltado com veemência por Basualdo, durante sua explanação, envolveu o aspecto de inovação. Nos dias atuais, muito se fala sobre modernização e transformação para as “Smart Cities”, as cidades-inteligentes. Entretanto, por mais que o assunto esteja em evidência, o arquiteto faz uma ponderação em relação ao tema. “Inovar é preciso, porém, resolva seus problemas. Precisamos consolidar o que já temos, completando, reparando e renovando”, frisa.

PROGRAMAÇÃO (SEMPRE NO GOOGLE MEET)

18 de maio (terça-feira)
19h às 22h – Minicurso: Iniciando o SketchUp, com Emerson Luis da Silva
19h às 22h – Minicurso: Iniciando o Photoshop (editor de fotos, imagens e designs), com Yuri Salim Moreira

19 de maio (quarta-feira)
19h às 22h – Palestra: Branding e Marketing para Arquitetos: como se posicionar no mercado de trabalho?, com Luciana Nakao

20 de maio (quinta-feira)
19h às 22h – Minicurso: Iniciando o Lumion (Render – Foto realista para arquitetura), com Lucas dos Santos Gonçalves
19h às 22h – Minicurso: Iniciando o Adobe Illustrator (Diagramação e editor de imagens vetoriais), com Robert Barbosa Lima

21 de maio (sexta-feira)
19h às 22h – Palestra: Habitar o centro: Habitação de Interesse Social em Porto Alegre, com Karla Fabrícia Moroso dos Santos de Azevedo e Paola Maia Fagundes