Trabalho infantil e vulnerabilidade social são temas de minicursos


Por Luiza Corral e Eduardo Gonçalves



O segundo dia do Congrega 2018 continuou mobilizando centenas de pessoas. Entre as atividades, dois minicursos destacaram-se pela importância das temáticas e tiveram a participação de acadêmicos dos cursos de psicologia e Direito.


Por um lado, o professor Rafael Moreira e as alunas Valéria Quevedo, Francesca dos Santos e Maria Victoria de Freitas, abordaram o tema “A proteção jurídica contra o trabalho infantil e a promoção de direitos humanos para o enfrentamento ao problema”. Segundo Moreira, o trabalho infantil é um dos principais temas de pesquisa e de debate e, por isso, a ideia de propor o minicurso.


Por outro, “Como trabalhar com crianças e adolescentes em processo de vulnerabilidade social” foi o tema discutido pela atividade ministrada por Aline Silveira, Andressa Moura, Silvia Vargas e Marina Funari. Entre as pautas do debate, estiveram ações preventivas e de fortalecimento de laços, além de planos de proteção para famílias em situação de risco pessoal e social. Vale destacar que a psicóloga Aline Silveira é a Coordenadora da Casa da Menina, uma instituição que abriga crianças e jovens de 0 a 18 anos de idade, e é que é mantida pela Fundação Attila Taborda – FAT/Urcamp.