Jornada de Pós-Graduação ultrapassa 150 submissões em 2018

 

 

Por Gabriel Munhoz, acadêmico de Jornalismo

 

Iniciou, nesta quarta-feira, mais uma Jornada de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. Em sua décima quinta edição, a jornada é uma das atividades mais antiga do Congrega Urcamp. Junto à Mostra de Iniciação Científica, estes dois eventos deram origem ao que hoje é o maior evento científico das regiões da Campanha e Fronteira Oeste. Este ano, foram 165 artigos submetidos e aprovados.

 

A jornada é o evento acadêmico voltado para professores e estudantes que estão fazendo curso de pós-graduação em nível de especialização, mestrado ou doutorado. Estes trabalhos não precisam estar completos, basta que os participantes inscrevam os trabalhos e apontem as principais descobertas.

 

O evento contém simpósios temáticos, envolvendo diversas áreas de conhecimento. “A Jornada serve como vitrine dos trabalhos de especialistas, mestres e doutores. É uma oportunidade de apresentar suas pesquisas em um nível mais alto do que na MIC”, explica a coordenadora da atividade, Dra. Clarisse Ismério, que também coordena o curso de História da Urcamp.

 

Os artigos são analisados por três avaliadores, selecionados pela Comissão Técnico-Científica do Congrega, entre o corpo docente da Urcamp. Os artigos aprovados e apresentados nos Simpósios Temáticos são publicados na Revista da 15ª Jornada de Pós-Graduação e Pesquisa.

 

“Professores de outros estados virem apresentar seus trabalhos aqui qualifica ainda mais o evento. É importante para a Urcamp, pois traz visibilidade à instituição e também mostra reconhecimento à nossa revista científica", define Clarisse. A coordenação do evento da Jornada conta ainda com os professores Dra. Daniela Marques, Msc. Fábio Paz, Dra. Luciane Suñe, Msc. Rafael Bueno e a Dra. Sílvia Oliveira.