Intec da Urcamp realiza pesquisas e análises de sementes até para fora do Rio Grande do Sul

O prédio, localizado em diagonal com o Museu Dom Diogo de Souza, centro de Bagé, resguarda uma grande estrutura que se divide em quatro diferentes laboratórios – Fitopatologia, Biotecnologia, Genética e o maior deles e também o mais ativo, o Laboratório de Análises de Sementes (LAS). Este último é o único localizado entre as regiões da campanha e fronteira oeste, que está em atividade ininterrupta, há 25 anos. 

A organização, dentro do Instituto Biotecnológico de Reprodução Vegetal (Intec), concentra câmeras frias, microscópios e uma rotina de trabalho minucioso, onde cada detalhe pode ser importante para a valiar se uma semente possui qualidade ou não. E para verificar se o grão tem potencial de germinação da planta no campo, é necessário avaliar quatro atributos: físico, fisiológico, genético e sanitário. 

O LAS, avalia em média 120 espécies de sementes. As mais solicitadas são as de grandes culturas forrageiras e olerícolas, como: soja, arroz azevém, além do trigo, milho e os trevos. As demandas chegam de produtores de toda a metade sul, cooperativas e empresas produtoras de sementes de Bagé e região e, até de São Paulo. Os exames avaliam a fisiologia da semente, atestando o vigor da planta, que serve para detectar se a semente terá envelhecimento acelerado ou não, o teste de frio e o teste de Welter, empregado para averiguar o vigor da planta. 

A professora responsável técnica pelo laboratório, engenheira agrônoma Ana Carolina Silveira da Silva, coordena uma equipe de seis pessoas que atuam nesse trabalho. “Nós damos suporte técnico para a atividade primária da região porque esse é o perfil da nossa economia. Aqui conseguimos fornecer informações sobre a qualidade do material que o produtor vai utilizar numa lavoura, e iniciar com uma boa semente garante uma maior chance de sucesso na produção”, explica.

Por ano, são realizadas no laboratório 1.200 amostras de sementes, o que corresponde, em média, a 3.600 análises de sementes por ano. 

Segundo a coordenadora do Intec e professora da Urcamp, engenheira agrônoma Rosete Kohn, o Instituto estimula a formação de pesquisadores e vai além, pois também fomenta os outros pilares da Instituição. “A gente executa o ensino, a pesquisa e a extensão, porque nossos laboratórios atendem, de forma integrada, a parte acadêmica. A de pesquisa, través da iniciação científica, a extensão por meio da prestação de serviços e do contato que os alunos têm com os produtores, isso ajuda a desenvolver as competências e a colocar o nosso aluno no mercado de trabalho”, pontua. 

E os números mostram essa forte atuação na comunidade e o grande envolvimento acadêmico no entorno do Intec. De 2011 à 2018, mais de 80 alunos passaram pelo Instituto, com trabalhos que envolveram a iniciação científica, os bolsistas e voluntários, o que resultou num total de 237 trabalhos publicados, na área da pesquisa. 

Intec permanece de portas abertas para atender as demandas da região na área da produção. O endereço fica na Rua Flores da Cunha, 310 e os contatos são: (53) 3242 7522, ou (53) 3241 0159. Os horários de funcionamento são das 8 horas às 12 horas e das 13h30min às 17h30min, o endereço eletrônico é: intec@urcamp.edu.br.