Mostra de Projetos Comunitários e de Extensão reúne profissionais e estudantes

Por Aline Oliveira e Miquéli Romero

A 13ª Mostra de Projetos Comunitários e de Extensão, que teve início na última terça-feira, expôs projetos interessantes, não só para a pesquisa acadêmica, mas para a comunidade. O evento, que faz parte do Congrega 2018, reuniu profissionais e estudantes, no campus central da Urcamp, em Bagé.

Já o trabalho da acadêmica Jéssica Valério, que cursa o 9º semestre de Fisioterapia, tratou sobre “Urcamp na escola”, que foi desenvolvido no colégio Justino Quintana este ano. “Nosso projeto existe desde 2015. Começamos com um questionário, para saber do que os alunos precisavam, para definir qual a abordagem que seria feita. Então, iniciamos a prática da avaliação postural e nutricional, em parceria com o curso de Nutrição. Depois, criamos oficinas de reaproveitamento alimentar, alimentação saudável, postura, principalmente relacionada ao uso de tecnologias, como celular e computador”, explica a aluna.

Caroline Gehres e o Gestor do Hospital Universitário da Urcamp, Dr. Henry Ritta, inscreveram cinco trabalhos no Congrega 2018. “Está sendo gratificante retornar à instituição. Faz quatro anos que eu me formei e é muito prazeroso participar deste evento. Também é uma forma do hospital se inserir no ambiente educacional”, comentou Caroline. “Para a região, é importante ter um evento próprio, abrindo uma porta para, quem sabe, eventos maiores”, diz Henry.

Na área de Ciências Sociais Aplicadas, foram apresentados trabalhos como por exemplo “Academia do Empreendedor Universitário”, em que o objetivo é fomentar o empreendedorismo de inovação no meio universitário. O coordenador da Consultoria Júnior da Urcamp, João Henrique Costa, diz que apresentar o projeto é uma oportunidade que se tem de agregar um pouco mais de valor ao trabalho que vem sendo realizado.