Ciclo de palestras online sobre software livre reuniu centenas de participantes no sábado

Em Urcamp | Por Melissa Louçan

O encontro online do Festival Latino-Americano de Instalação de Software Livre (Flisol) reuniu cerca de 400 espectadores durante o sábado, dia 24, e este foi o quarto ano de envolvimento da Urcamp na organização da programação regional do evento.

Esta edição reuniu profissionais não só do Brasil - São Paulo, de Caxias do Sul, Pelotas, além de Bagé - como também dos Estados Unidos. Uma das principais atividades do dia foi a palestra ministrada pelo pioneiro de software livre, John Maddog Hall, ex-integrante da equipe Linux, que falou sobre “O poder do software livre”.

Professor do curso de Sistemas de Informação da Urcamp, Fernando Fagonde, que também participou da organização da programação local, avaliou o evento de forma positiva. “Tivemos um número bem relevante, com alcance bom, se tratando de um final de semana, com palestras durante todo o dia”, explica.

Outro ponto de destaque da programação foi a participação dos egressos da Urcamp, Alex Dias Camargo e Tales Baz, que, inclusive, levaram ao debate assuntos muito atuais, como o uso da inteligência artificial no combate a fraudes e segurança de conexão sem fio e débito técnico e otimização prematura. “O nível técnico das palestras foi muito bom, abrangendo desde a parte mais técnica, como a programação, até parte mais gerencial, como modelo de negócios digital, sempre levando em consideração a importância da filosofia e liberdade do software livre”, destaca Fagonde.

As palestras, tanto da programação local quanto das atividades organizadas em outras cidades participantes, estão disponíveis no Youtube. A programação de Bagé pode ser assistida no canal da Urcamp.

O Flisol é o maior evento de divulgação do Software Livre da América Latina, e é direcionado para todo tipo de público: estudantes de todos os tipos e níveis, empresários, trabalhadores, funcionários públicos, empreendedores, entusiastas e ainda pessoas que não possuem muito conhecimento em informática. A promoção do uso de Software Livre, mostrando ao público em geral sua filosofia, abrangência, avanços e desenvolvimento, é o principal objetivo do evento.

A atividade acontece desde 2005 e é realizada de forma concomitante em 75 cidades da América Latina. A programação local teve início em 2017 com organização da Urcamp. Neste ano, foram responsáveis pela organização os cursos de Sistemas de Informação, tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, em Gestão de TI e em Big Data da Urcamp.