Congrega prepara lançamento de publicações e projetos

Por Bianca Vaz

Acadêmica de Jornalismo

Na tarde de hoje, o Congrega lança publicações e projetos provenientes de atividades realizadas por alunos e professores da Urcamp. O evento terá início às 16h e será transmitido através da plataforma do Youtube.

Um dos lançamentos é o da Revista do CineClube Urcamp Documenta. O projeto foi realizado no final de 2019 por alunos do então oitavo semestre de Jornalismo, com supervisão do coordenador do curso, Glauber Pereira. Com 40 páginas, a revista reúne textos de acadêmicos e professores relatando análise das quatro exibições comentadas de filmes nacionais apresentadas em forma de cineclubismo, com a presença de debatedores e de público da comunidade. Os filmes exibidos durante o Cineclube foram “Tropicália” (2012), “O Palhaço”(2011), “Barravento”(1962) e “Hoje eu quero voltar sozinho” (2014).

O egresso do curso, Augustho Soares afirma que a atividade contribuiu para sua formação como profissional. “Foi uma experiência muito rica. Foi legal a gente poder trazer debatedores e poder aprofundar questões e analisar as produções muito além do que a gente estava acostumado. Além disso, a revista fica para registrar o que foi feito”, afirma.

Outro lançamento será a campanha “A incrível história de Paulinha”, que busca a conscientizar a população sobre o preconceito com quem não escuta: a empatia do silêncio. A iniciativa foi desenvolvida por acadêmicas do curso de Pedagogia, e orientadas pela professora Ângela Carretta. O livro desenvolvido no projeto pode ser acessado aqui: https://www.urcamp.edu.br/pesquisa-e-extensao/ediurcamp/livros-e-ebooks/a-incrivel-historia-de-paulinha

E também hoje vai ser lançado o site “Biota Pampeana: diversidade, conservação e sustentabilidade”. A plataforma produzida por professores e alunos do curso de Biologia tem como objetivo identificar áreas naturais no Bioma Pampa através de geoprocessamento, assim como catalogar através de fotografias a diversidade nesses ambientes, além de disponibilizar conteúdo sobre a megafauna pampeana com o intuito de subsidiar o conhecimento sobre o Pampa.

O site é direcionado para alunos dos Cursos de Ciências Biológicas, Instituições de ensino e escolas públicas e privadas e conta com o apoio da Associação para a grandeza e união das Palmas (Agrupa).