Procurador Jurídico da Lavajato realiza palestra na Urcamp

Com o tema: Corrupção – Prevenção e Punição: Contribuições da lava-jato para a transformação do Brasildividido em duas palestras, oProcurador Regional da República, Douglas Fischer, prendeu a atenção dos estudantes de Direito no Salão de Atos da Urcamp.

Durante uma hora e meia, o palestrante relatou situações que nortearam as investigações da lavajato iniciadas em 2009, com a investigação de crimes de lavagem de recursos relacionados a ex-deputados federais. Em sua fala, o procurador abordou conceitos comportamentais da sociedade brasileira, que no seu entender são passíveis de mudança de paradigmas através do Código Penal, relacionados à lavajato. “A corrupção ainda não é vista como um crime perigoso, mas os valores investigados envolvem quantias grandiosas, o que afeta não somente as instituições públicas, mas também as privadas”, relatou.

Fischer atuou diretamente na época, com o então Procurador da República Rodrigo Janot e explicou que é preciso uma modificação de hábitos ecomportamentos das pessoas, com estímulo à conduta de ética. “As soluções passam por uma nova visão de atitude, de não tolerarmos mais este tipo de procedimento, que acarreta em corrupçãoIsso que fizemos na lavajato é o começo, mas precisamos do apoio da sociedade e da imprensa, para que esse trabalho continue sendo feito”, destacou.

O procurador palestrou para os alunos do noturno, na quinta-feira, e do diurno na manhã de sexta-feira, 29.

Para o Coordenador do curso de Direito, Heron Vaz, a aula serve como subsídio aos alunos, num dos temas mais relevantes do cenário atual do país. “É o grande tema da sociedade nos últimos três anos. Com essa palestra, pretendemos dar aos nossos acadêmicos a visão prática de quem contribuiu para o combate à corrupção da sociedade política brasileira”, finaliza.