Articulação de Hamm garante novos respiradores para o HU

A sexta-feira, dia 26, foi marcada pela entrega de um importante reforço para a estrutura do Hospital Universitário (HU) da Urcamp, mantido pela Fundação Attila Taborda (FAT), no combate à pandemia de Covid-19: três novos respiradores, viabilizados pelo Ministério da Saúde, com articulação do deputado federal Afonso Hamm (Progressistas), foram entregues. Os aparelhos serão destinados para a unidade Covid do HU, que conta com dez leitos clínicos.

A solenidade de entrega dos novos equipamentos reuniu o parlamentar e a presidente da FAT e reitora da Urcamp, Lia Maria Herzer Quintana, além de demais membros da equipe do HU.

De acordo com Lia, os respiradores são resultado de um pedido feito pela gestão do HU ao deputado que, agora, está atendido. “Temos, hoje, dentro do hospital, R$ 2,4 milhões em equipamentos viabilizados através de emendas do deputado Hamm. Então isso, para um hospital filantrópico, que atende ao SUS, que atende à comunidade, mostra o quanto um parlamentar tem compromisso com o município, com a região, e, principalmente, com foco na saúde. A nós, só nos resta agradecer”, frisou.

“Nós precisamos das instituições de Saúde. Fizemos a gestão direta junto ao Ministério da Saúde, para dar celeridade, para ajudar a chegarem no HU para equipar este espaço destinado a salvar vidas. O HU está de parabéns pelo trabalho que vem executando e fazem exatamente o que nós lutamos, fazer o enfrentamento à pandemia”, comentou, por sua vez, Hamm.

Raios X fixo digital entra em operação

Os novos respiradores, contudo, não foram a única motivação para a agenda da sexta-feira. Aproveitando a visita do parlamentar, a equipe do HU apresentou as instalações de duas novas estruturas, já em operação, viabilizadas, também, por meio de recursos articulados pelo deputado.

Um dos destaques é o novo aparelho de raios X fixo digital, instalado no Hospital após a destinação de um montante de R$ 300 mil, no Orçamento da União de 2019, e que, desde o final de semana passado, está em funcionamento.

O equipamento, considerado de alta tecnologia, garante a realização de exames com resultados quase que imediatos. A expectativa é ampliar a capacidade de diagnósticos, já que os laudos podem ser liberados cerca de uma hora após a análise do paciente, além de ter a facilidade de disponibilizar o detalhamento de forma digitalizada para os profissionais da Saúde. “Facilita todo o trato e toda modernidade que hoje, mais do que nunca, estamos buscando, trabalhando telemedicina, para que um médico, mesmo em Porto Alegre, por exemplo, possa fazer a avaliação com agilidade”, frisou Lia.

Outro espaço exposto foi o novo Centro de Materiais Esterelizados (CME), criado em 2019, também através de emenda assinada por Hamm, que passou por uma modernização atendendo aso requisitos exigidos pelos órgãos de controle. “É fundamental para higienização, para segurança e não transmissão de infecções, vírus. É uma estruturação permanente que está servindo para o controle do coronavírus e para demais doenças”, comentou Hamm.

Pedido por aparelho de gasometria

Durante a agenda, além de abordar questões já consumadas, como no caso dos respiradores e do raios X, a presidente da FAT aproveitou para adiantar uma articulação para viabilizar a compra de um aparelho de gasometria portátil. A ideia é aproveitar parte de uma emenda de Hamm, no valor de R$ 200 mil, aprovada para o Orçamento da União de 2021.

“Dessa emenda, instantaneamente para o tratamento da Covid, estamos comprando este aparelho, num valor abaixo do valor da emenda, mas que é crucial para o tratamento de combate ao vírus”, adiantou Lia, que teve o aval de Hamm para encaminhamento.

Vale explicar que o equipamento atua na análise dos gases sanguíneos no sangue total, o que tem tido uma demanda elevada na atualidade, em função dos reflexos da Covid-19 em pacientes atingidos pela doença, em especial na fase pós-Covid.

Valores já destinados ao hospital

- Ambulância (2011) - R$ 80 mil

- Usina de Oxigênio - (2018) - R$ 300 mil

- Aquisição de (04) Oxímetros de Pulso, (09) Poltronas Hospitalares, (06), Camas Hospitalares Tipo Fawler Elétrica, (05) Cardioversor, (01) Lavadora de Endoscópio e (01) Mesa Cirúrgica Elétrica: R$ 300 mil