Mais dez leitos clínicos de Covid-19 entram em operação no HU

Em Cidade | Por Melissa Louçan

Desde terça-feira, 27, a estrutura de combate ao novo coronavírus ganhou reforço em Bagé, com a adição de 10 novos leitos clínicos para tratamento de covid-19, instalados no Hospital Universitário Dr. Mário Araújo, mantido pela Fundação Attila Taborda/Urcamp. Com esta adição, a Rainha da Fronteira passa a contar com 50 leitos clínicos de covid-19, além de 16 leitos de tratamento intensivo.

Conforme relembra o secretário de Saúde adjunto e coordenador da UTI da Santa Casa, Ricardo Necchi, o Hospital Universitário já havia disponibilizado 10 leitos no início de março, com profissionais e toda logística sob responsabilidade da própria instituição de saúde. Logo em seguida, o município teve uma aceleração na taxa de contaminação e o número de internações começou a crescer de forma significativa, muitas vezes ultrapassando os 30 leitos clínicos na Santa Casa e os 10 no Hospital Universitário.

Nesta mesma época, alguns pacientes que procuraram a Unidade de Pronto-Atendimento -UPA, com sintomas do vírus, foram instalados em leitos de observação, enquanto aguardavam a transição para um dos hospitais.

Agora, somando 10 vagas às outras 10 já existentes no Hospital Universitário – e com a queda na aceleração da taxa de contaminação e consequente diminuição de hospitalizações – foi possível desativar os oito leitos de observação da UPA.

Necchi explica que os 10 novos leitos foram possibilitados através de uma iniciativa do Ministério Público, em parceria com a Prefeitura de Bagé e Urcamp. O convênio prevê que o hospital ceda os 10 leitos, com alimentação e equipamentos disponíveis, enquanto o município entra com a cedência da mão-de-obra, com profissionais de saúde cedidos para atendimento no local, além de disponibilizar equipamentos de proteção individual.

Com 13 dos 20 leitos já ocupados, Necchi afirma: “Agora os pacientes estarão melhor acomodados, dentro de uma estrutura hospitalar e uma equipe destacada para atendê-los”, destaca.
Contudo, mesmo perante o cenário de aparente melhoria dos índices de contaminação e maior estrutura de apoio aos pacientes, o médico afirma que a observação com os protocolos de segurança e cuidados com a saúde devem permanecer até que a vacinação seja finalizada.
Conforme destaca a presidente da Fundação Attila Taborda, Lia Maria Herzer Quintana, o objetivo desta parceria, por parte do HU, é auxiliar o sistema de saúde perante o atual cenário do novo coronavírus em todo o RS e a demanda por leitos. “Nosso compromisso, enquanto instituição, é sempre contribuir para a melhoria das condições da população de nossa região. Estamos, agora, reafirmando este objetivo ampliando nossa capacidade de atendimento neste momento em que a comunidade precisa”, frisou.
Em nota, o prefeito de Bagé, Divaldo Lara, classificou esta como mais uma importante conquista para a população bajeense. “A ampliação de leitos é nossa meta desde o início desta luta contra a Covid. A parceria entre o Poder Público e os hospitais está possibilitando mais este aumento, garantindo tratamento aos pacientes, com toda a estrutura e conforto que precisam”, destacou