Alunos de Arquitetura reativam Diretório Acadêmico do curso

Por Luís Gustavo M. Moreira
Acadêmico do Curso de Jornalismo da Urcamp

Após longos anos sem uma representação estudantil formalizada,
alunos de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp) reativam o Diretório Acadêmico do curso. Com o propósito de ter voz ativa nas decisões que envolvem a formação superior, discentes ingressantes do primeiro semestre de 2018 tiveram a iniciativa, junto dos professores, de articular a criação do diretório.

Devido a algumas dificuldades, como a situação de pandemia, somente ao término de 2020 foi atingido o objetivo de conquistar as 50 assinaturas necessárias para ativar o Diretório Acadêmico e reconhecer como vencedora a chapa (Re)construção, composta pelo presidente Artur Garcia, vice-presidente Darlan Almeida, secretária Daniela Torres, 2ª secretária Joana Kohn, tesoureiro Matheus Veleda, diretora de cultura Natalia Barbosa e diretora de marketing
Victória Dachery. Assim, o grupo iniciou as ações no primeiro semestre de 2021. Embora já esteja na ativa, ainda não há previsão, devido aos protocolos de segurança relativos ao Coronavírus, de uma posse simbólica da gestão.

O grupo teve seu primeiro evento em março, com a palestra Arquitetura africana e o legado da sua cultura na atualidade, ministrada pela Arquiteta e Urbanista Cecília Marcos, formada pela Universidade Estácio de Sá, do Rio de Janeiro. Este acontecimento marcou a aula inaugural do semestre.

Segundo a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Marília Barbosa, as atividades acadêmicas durante o período de isolamento perduram em eventos on-line. “Neste período de pandemia estamos aproveitando as possibilidades tecnológicas para buscarmos palestras remotas com profissionais de fora da cidade e até do país”, afirmou. Com a consolidação do Diretório Acadêmico, outras palestras devem aparecer no radar dos interessados no tema.
A agenda de atividades do D.A. pode ser encontrada no Instagram (@DAAU.Urcamp).