Sobre o evento

Congrega Urcamp: Educação e desenvolvimento regional

 

Este ano o Congrega Urcamp elege a dimensão pedagógica do conhecimento como fonte e objetivo. O tema de 2018 é Educação e Desenvolvimento Regional, numa clara referência à importância dos agentes de transformação e inovação na relação com o crescimento econômico, social e cultural das regiões onde a Urcamp mantém ações de interação comunitária.

O Congrega Urcamp foi criado para estabelecer vínculos fortes entre a prática do magistério superior e a produção de conhecimento novo. Esse objetivo é cumprido na integração de duas dimensões do trabalho universitário da Urcamp: a primeira é a aproximação de suas unidades nas cidades da região da Campanha e Fronteira Oeste; a segunda, reunir as diversas áreas de conhecimento em um único evento. O resultado deste movimento foi a geração de um dos maiores encontros acadêmicos da Metade Sul do Rio Grande do Sul.


Ao longo dos últimos 15 anos, o Congrega Urcamp transformou-se em uma das mais eficientes formas de atrair a atenção de profissionais, professores e estudantes (que vêm de diversas localidades e instituições). No Congrega, eles compartilham os principais desafios enfrentados pelas administrações municipais, setores produtivos e tecnológicos das regiões atendidas. É a partir de suas propostas de investigar os problemas e apresentar as soluções possíveis que sua presença destacou a atividade universitária como essencial opção de desenvolvimento.

Ao destacar a Educação como motor de crescimento econômico, o Congrega e a Urcamp estão, na verdade, incluindo abordagens sociais, ambientais e culturais aos grandes dilemas do desenvolvimento econômico e tecnológico regional.