Regulamentos

 Regulamento para submissão de trabalhos

CONGREGA ON-LINE URCAMP 2K201

 

 Exposição de motivos

A Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) do Centro Universitário da Região da Campanha (URCAMP), com sede em Bagé-RS, no uso de suas atribuições, estabelece as normas e condições para inscrição de trabalhos nos eventos inseridos no CONGREGA ON-LINE URCAMP 2K20, que se realizará na semana de 26 a 30 de outubro, na URCAMP – Bagé, na modalidade on-line.

O evento, promovido pela URCAMP, possui uma Comissão Organizadora e uma Comissão Técnico-Científica constituída por membros da comunidade acadêmica da instituição, contando, ainda, com o apoio da Pró-Reitoria de Ensino e será regido por este Regulamento.

O CONGREGA ON-LINE URCAMP 2K20 tem o objetivo de ser um evento abrangente, de divulgação de pesquisa e extensão, estando aberto para trabalhos de ordens diversas, produzidos em diferentes instituições. Para tal, propõe que cada um dos eventos abarque um tipo específico de participação.

A 16ª Jornada de Pós-Graduação e Pesquisa se propõe a apresentar trabalhos de pesquisa científica desenvolvidos no âmbito das academias e outras instituições de pesquisa, estimulando não só os próprios professores/pesquisadores em seus projetos em desenvolvimento como também a incorporação de mais estudantes de graduação em trabalhos de pesquisa científica e projetos de extensão.

A 14ª Mostra de Projetos Comunitários, de Extensão e Integradores, do CONGREGA ON-LINE URCAMP 2K20 tem como objetivo ser um evento abrangente, de divulgação de atividades de caráter comunitário de extensão e acadêmico produzido em diferentes instituições. Prevê a integração e divulgação de projetos desenvolvidos na comunidade, projetos de Extensão Universitária e Projetos Integradores.

A 16ª Mostra de Iniciação Científica propõe-se a divulgar os resultados da produção técnico-científica de estudantes de nível técnico e graduação que desenvolvem atividades de pesquisa, bem como contribuir para a formação de recursos humanos nesta área.

A 14ª Mostra de Iniciação Científica Júnior é um evento inovador, no sentido de trazer à luz a integração dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos nas escolas de Ensino Fundamental (8º e 9º anos), Médio e Técnico de estudantes em processo de pesquisa científica, incentivar a continuidade desses projetos e o engajamento de novos estudantes.

As oficinas constituem-se em uma excelente oportunidade dos ministrantes demonstrarem, de forma dinâmica e objetiva as habilidades, conhecimentos e competências que possam ser assimilados pelos participantes em um curto espaço de tempo.

 

Artigo 1º – Poderão participar como autores ou co-autores nos eventos descritos acima:

I – docentes e discentes do Ensino Médio e Fundamental da graduação e da pós-graduação;

II – segmentos do meio educacional, científico e cultural;

III – pesquisadores e profissionais;

IV – Empresas, fomentadores de projetos comunitários e de responsabilidade social;

V- Clubes de serviço.

 

Parágrafo único: na 16ª Jornada de Pós-Graduação e Pesquisa como co-autores alunos da graduação que participam de grupos de pesquisa.

 

Da inscrição e submissão dos trabalhos

Artigo 2º – A inscrição deverá ser feita somente através de formulário específico encontrado no site do CONGREGA ON-LINE URCAMP 2K20 (http://congrega.urcamp.edu.br), em um ou dois dos eventos disponibilizados, valendo como data de inscrição a do envio de resumo expandido e de todas as informações necessárias.

Artigo 3º - O(s) autor(es) preencherá(ão) os dados referentes ao trabalho. Cada resumo expandido de trabalho deverá ser inscrito, individualmente, por um dos autores, ficando expressamente vedadas inscrições múltiplas.

Artigo 4º – É necessário o pagamento da taxa de inscrição para a submissão de trabalhos.

Artigo 5º – O(s) autor(es), no ato da inscrição, desde logo, autoriza(m), sem encargos de qualquer natureza, o Centro Universitário da Região da Campanha – URCAMP a publicar seu(s) trabalho(s) no site, na Revista da Jornada de Pós-graduação e Pesquisa e nos Anais - CONGREGA ON-LINE URCAMP 2K20 e em quaisquer outros meios de divulgação do evento.

Artigo 6º – Os dados e informações são de inteira responsabilidade dos inscritos. E as inscrições incompletas serão desconsideradas.

Artigo 7º – O tema dos resumos expandidos e dos resumos simples deve estar inserido em uma das seguintes áreas do conhecimento do CNPQ:

I – Ciências Humanas;

II – Ciências Sociais Aplicadas;

III – Ciências da Terra;

VI – Ciências Biológicas;

V – Ciências da Saúde;

VI – Ciências Agrárias;

VII – Engenharias;

VIII – Linguística, Letras e Artes;

IX – Outros (Bioética, Ciências Ambientais, Defesa, Divulgação Científica).

Artigo 8º – Na submissão do resumo expandido ou do resumo simples o autor deverá escolher a área do conhecimento para participar do espaço para discussão e reflexão de temas apresentado em formato de comunicações de seu interesse (ANEXO I e II);

Artigo 9º – Um mesmo autor poderá inscrever no máximo 02 (dois) trabalhos, como autor principal. Para isso, deverá proceder de forma isolada e distinta a inscrição de cada um deles.

Artigo 10º – A apresentação da inscrição implica na concordância e aceitação de todas as cláusulas e condições do presente Regulamento, por parte do(s) inscrito(s).

  • 1º – A orientação para a submissão dos trabalhos em formato de resumo expandido consta do Anexo I do presente regulamento, fazendo parte integrante deste, e deverá ser observada para fins de validade da inscrição e da submissão de trabalhos, bem como para eventual premiação.
  • 2º – A não observância da orientação implica na desconsideração da inscrição.

 

Das normas do trabalho

Artigo 11º - Deverá ser submetido resumo expandido na 16ª Jornada de Pós-Graduação e Pesquisa, 14ª Mostra de Projetos Comunitários, de Extensão e Integradores, 16ª Mostra de Iniciação Científica e resumo simples na 14ª Mostra de Iniciação Científica Júnior.  

Artigo 12º - Os resumos deverão seguir as exigências de apresentação e formatação especificadas observadas no template e no Anexo I e II.

 

Da seleção e da avaliação de trabalhos

Artigo 13º – Os trabalhos recebidos serão encaminhados à Comissão Técnico-Científica, sem a identificação dos autores, e serão avaliados por uma banca de 2 avaliadores, selecionados conforme a área específica no CNPQ descrita a cima, obedecendo ao princípio do duplo cego, ou seja, um avaliador não toma conhecimento da avaliação do outro e deverão atender os seguintes requisitos:

I – adequação às normas do Evento;

II – relevância do tema;

III – adequação metodológica;

IV – adequação e coerência entre problema, objetivos, metodologia do trabalho e resultados atingidos e/ou esperados;

V – clareza e redação (normas da Língua Portuguesa);

VI – Criatividade.

Artigo 14º – Na avaliação serão considerados como trabalhos aptos aqueles que obtiverem conceito igual ou superior a 07 (sete) na avaliação qualitativa;

Artigo 15º - Serão consideradas as curtidas no canal equivalentes a 250 = 1 ponto na média da nota do trabalho.

 

DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS SELECIONADOS NA 16ª JORNADA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA E NA 16ª MOSTRA DE PROJETOS COMUNITÁRIOS, DE EXTENSÃO E INTEGRADORES, DO CONGREGA ON-LINE URCAMP 2020.

Artigo 16º – O autor deverá fazer a apresentação oral em salas organizadas via google meet. Na ausência deste poderá ser apresentado pelo coautor.

  • 1º – apresentações orais serão organizadas por temas nas respectivas áreas do CNPQ via google meet;
  • 2º – O programa das apresentações orais será divulgado no site do evento com o respectivo link do google meet;

Artigo 17º – O tempo destinado às apresentações será de 15 minutos.

Artigo 180 – Deverá ser enviado vídeos de 3 a 10 minutos para hospedagem na página oficial de cada evento (YOUTUBE) como forma de divulgação ao público interessado, após a aprovação do resumo expandido (Jornada, Mostra de Projetos ou MIC) e ou resumo simples (MIC JR).

  • 1º – O vídeo deverá ser postado no seu Canal do Youtube (público ou não listado – veja tutoriais em anexo) e programado para estar visível no dia do evento, o link do vídeo deve ser enviado para o email do evento (constante no anexo III) com o assunto “link_vídeo – nome completo – número da inscrição”. Seu nome completo instituição e nome do evento de submissão do resumo do vídeo devem ser enviados no corpo do e-mail.
  • 2º - Cada participante deverá fazer um gmail para criar o seu canal no YOUTUBE para a postagem do Vídeo de apresentação.
  • 3 º - Para gravar seu vídeo adote uma postura afim de que mantenha a sintonia entre você e o público que vai assistir a sua divulgação científica. Organize as idéias, crie um roteiro de apresentação, pense na linguagem e fique atento à sua dicção e a postura corporal.
  • 3 º - Para gravar seu vídeo adote uma postura afim de que mantenha a sintonia entre você e o público que vai assistir a sua divulgação científica. Organize as idéias, crie um roteiro de apresentação, pense na linguagem e fique atento à sua dicção e a postura corporal.

 

 

DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS SELECIONADOS NA A 16ª MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E NA 14ª MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR.

Artigo 190 – Deverá ser enviado o VIDEO de 3 a 10 minutos para hospedagem do LINK na página oficial do evento (YOUTUBE) como forma de apresentação e divulgação ao público interessado, após a aprovação do resumo (simples ou expandido).

  • 1º – O vídeo deverá ser postado no seu Canal do Youtube (público ou não listado – veja tutoriais em anexo) e programado para estar visível no dia do evento. O link do vídeo deve ser enviado para o email de um dos eventos escolhidos (constante no anexo III) com o assunto “link_vídeo – nome completo – número da inscrição”. Seu nome completo e instituição devem ser enviados no corpo do e-mail.
  • 2º - Cada participante deverá fazer um gmail para criar o seu canal no YOUTUBE para a postagem do Link do Vídeo de apresentação.
  • 3 º - Para gravar seu vídeo adote uma postura afim de que mantenha a sintonia entre você e o público que vai assistir a sua divulgação científica. Organize as idéias, crie um roteiro de apresentação, pense na linguagem e fique atento à sua dicção e a postura corporal.

 

 

Da Publicação dos Trabalhos

Artigo 20º - Somente serão publicados os trabalhos que forem apresentados nos eventos nas mesas temática e que tiverem sido enviados os vídeos de divulgação do trabalho;

Artigo 21º - Após a aprovação dos resumos expandidos e resumos simples os autores NÃO PODERÃO ALTERAR DADOS NA PUBLICAÇÃO a não ser que o comitê de avaliação solicite através de comunicação, sendo a primeira submissão do trabalho aprovada, a mesma será encaminhada para a publicação nos Anais ou Revistas do Evento.

  • 1º - A primeira versão do trabalho enviada para submissão deve ser RIGOROSAMENTE revisada e formatada segundo as normas do evento, sem os nomes e devidas titulações.
  • 2º - A identificação de nomes e titulações será feita somente no Sistema de Submissões.

Parágrafo único: Após a publicação da Revista da Jornada da Pós-Graduação e Pesquisa e dos Anais do evento – CONGREGA ON-LINE URCAMP 2K20 a equipe editorial não aceitará solicitações de alterações.

Artigo 22º – As decisões da Comissão Avaliadora serão, sempre, tomadas por maioria simples de votos, cabendo-lhe decidir todos os casos e questões, referentes ao julgamento que se apresentem, ainda que não previstos neste regulamento.

 

Da Premiação

Artigo 23º – Haverá premiação em todos os eventos, o mesmo será concedido, na forma deste regulamento, segundo as grandes áreas do CNPq, que se distinguirem nas avaliações baseadas em critérios de quantidade e qualidade realizadas pela Comissão Avaliadora do evento.

 

Artigo 24º – Na avaliação da premiação serão considerados:

I – A quantidade de trabalhos aptos, ou seja, que obtiverem conceito igual ou superior a 09 (nove) na avaliação qualitativa;

II – A qualidade, na submissão do resumo expandido e do resumo simples, conforme os critérios específicos descritos no presente regulamento.

 

Artigo 25º - Estão vetados de participar da premiação:

I – Trabalhos que não apresentem professor orientador, no caso da Mostra de Iniciação Científica Jr;

II – Trabalhos com mais de 6 integrantes, incluindo o professor orientador;

III – Co-autores que não estiverem inscritos no Evento.

 

Artigo 26º - A avaliação dos trabalhos, para fins de premiação, será o resultado da média entre a avaliação do conteúdo do trabalho apresentado em vídeo e avaliação web, de acordo com critérios especificados no Art. 13.

 

Artigo 27º – A premiação da 14ª Mostra de Iniciação Científica Júnior terá 1 bolsa de estudos (100%), 1 bolsa (50%) e 1 bolsa para o Ensino a Distância (EAD), além de certificados para os alunos destaque até terceiro lugar de classificação por nota dos trabalhos que obtiverem média superior a 9,0 (nove).

 

Do Julgamento para premiação

Artigo 28º – A Comissão Avaliadora que fará a seleção e julgamento dos resumos expandidos e resumos simples e será composta por no mínimo 02 (dois) membros (mestres ou doutores), sendo pelo menos um deles da área de conhecimento do trabalho, sendo esses professores da URCAMP e/ou de outra instituição de ensino.

 

Artigo 29º – A premiação em todos os eventos será distribuída com pelo menos um destaque de acordo com as oito grandes áreas de conhecimento oficialmente utilizadas pelo CNPq, constantes neste regulamento no artigo 7º.

 

Artigo 30º – As decisões da Comissão Avaliadora serão, sempre, tomadas por maioria simples de votos, cabendo-lhe decidir todos os casos e questões, referentes ao julgamento que se apresentem, ainda que não previstos neste regulamento.

 

Artigo 31º – A Comissão Avaliadora poderá, tomando conhecimento de qualquer violação aos dispositivos do presente regulamento, a qualquer momento, mesmo após a divulgação dos resultados, anular a premiação tornando pública essa irregularidade.

 

Artigo 32º – Na solenidade de encerramento do CONGREGA ON-LINE URCAMP 2K20, que se realizará, conforme programação online será premiada os trabalhos segundo as áreas de conhecimento do CNPq, através da entrega de um certificado de destaque.

 

Dos casos omissos

Artigo 33º – Questões eventualmente omissas no presente regulamento e eventuais recursos quanto à eliminação de trabalhos e/ou premiação serão decididos em comum acordo entre as Coordenações do CONGREGA ON-LINE URCAMP 2K20 e os membros da Comissão Técnico-Científica.

 

Comitê Técnico Científico do CONGREGA ON-LINE URCAMP 2K20

 

ANEXO I

Da Orientação para a submissão dos resumos expandidos

1º - Entrar no site do evento;

2º - Preencha seus dados de identificação solicitados;

3º - Caso possua número ORCID, ele deverá ser incluído;

4º - Escolha a área do CNPQ relacionada ao trabalho a ser submetido;

5º - Submeta o resumo expandido ou resumo simples para os coordenadores do evento através do site http://congrega.urcamp.edu.br ou através dos emails dos eventos no ANEXO III;

6º - O resumo expandido deve seguir as orientações das normas descritas no presente regulamento (Anexo II);

7º - Os autores dos trabalhos selecionados pela Comissão Avaliadora serão informados da aprovação ou reprovação do trabalho.

 

ANEXO II

 

Os resumos devem seguir rigorosamente as normas de formatação exigida neste regulamento, conforme template, caso contrário não será publicado:

Os arquivos deverão ser enviados em formato PDF com as seguintes orientações:

Normas para resumo expandido:

  1. Estar redigido em documento no formato Word (.doc), papel tamanho A4, e todas as margens com 3 cm
  2. O documento deverá conter no mínimo 3 (três) e no máximo 6 (seis) páginas (15.000 até 23.000 caracteres).
  3. O resumo expandido deverá conter as seguintes seções: Título, Resumo, Palavras chave, Introdução, Metodologia, Resultados e discussão, Conclusão, Agradecimentos (opcional) e Referências
  4. Título em fonte Arial 14 com letras maiúsculas, centralizado e em negrito
  5. Corpo do texto com fonte Arial tamanho 12 e espaçamento 1,5 entre linhas. Subtítulos fonte Arial 12 em negrito
  6. Maiores orientações vide template.

Os resumos expandidos serão selecionados pelos avaliadores do Conselho Técnico Científico por área do conhecimento. Os trabalhos aprovados e divulgados no evento serão publicados na Revista da Jornada da Pós-Graduação e Pesquisa ou Anais do Congrega ON-LINE URCAMP 2020.

Normas para resumo simples:

  1. Estar redigido em documento no formato Word (.doc), papel tamanho A4, e todas as margens com 3 cm;
  2. O documento deverá conter no mínimo 250 palavras e no máximo 500 (em caracteres de 1.000 a 3.000);
  3. O resumo simples deverá conter sucintamente as etapas da pesquisa: Título, Resumo, Palavras-chave (3), Introdução, Metodologia, Resultados e discussão, Conclusão e órgão de Fomento se houver;
  4. Título em fonte Arial 14, centralizado e em negrito;
  5. Corpo do texto com fonte Arial tamanho 12 e espaçamento simples entre linhas em parágrafo único.

Os resumos simples serão selecionados pelos avaliadores do Conselho Técnico Científico. Os trabalhos aprovados e apresentados no evento serão publicados nos Anais do CONGREGA ON-LINE URCAMP 2020.

 

ANEXO III

COMISSÃO GERAL - CONGREGA ON-LINE URCAMP 2K20

E-mail: congrega@urcamp.edu.br

 

ENVIE O VÍDEO de DIVULGAÇÃO para as comissões dos eventos através dos e-mails abaixo:

 

14a MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JR.

micjr.congrega@urcamp.edu.br

 

16a MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

mic.congrega@urcamp.edu.br

 

14a MOSTRA DE PROJETOS COMUNITÁRIOS, EXTENSÃO E INTEGRADORES

mpce.congrega@urcamp.edu.br

 

16a JORNADA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA

jpp.congrega@urcamp.edu.br

 

 

Anexos

regulamento_congrega on-line 2k20.pdf
regulamento_oficinas_congrega_urcamp_2k20.pdf
regulamento da premiaçao congrega 2k202020.pdf
diagrama do processo de submissão de artigo pelo autor.png