PADEPEX

1 - O Programa de Apoio à Divulgação de Ensino, de Pesquisa e de Extensão (PADEPEX) tem por finalidade prover recursos para a comunicação e a socialização de avanços do conhecimento resultantes dos projetos e das atividades de ensino, de pesquisa e de extensão que contribuam para o enriquecimento da vida acadêmica.

2 - O PADEPEX é entendido como um mecanismo de:

I – complementação de auxílios concedidos pelas agências de fomento;

II – financiamento de atividades de comunicação e de socialização não contempladas pelas mesmas e que possam induzir um diferencial positivo nas atividades de ensino, de pesquisa e de extensão da URCAMP;

III – incentivo para a ampliação da comunicação e da socialização dos avanços científicos, tecnológicos e artístico-culturais;

IV – ampliação da articulação dos docentes da URCAMP em redes de pesquisa, de ensino e de extensão;

V – apoio para a editoração de produções bibliográficas por meio da EDIURCAMP.

3 – O orçamento anual do PADEPEX será o equivalente ao valor em Reais de até 300 horas por semestre, referente ao valor hora aula, desde que existam condições orçamentárias no período em questão.

4 – Os recursos serão destinados para pagamento parcial ou total das:

I – despesas relativas a participação de docentes em eventos com a publicação em anais ou em revista do evento, tais como: inscrições, deslocamento e diárias;

II –  taxas necessárias para a publicação em periódicos qualificados pela CAPES como A1, A2, B1 ou B2;

III – despesas necessárias para a publicação de livros, capítulos ou coletâneas pela EDIURCAMP ou por editoras de significativa relevância e impacto científico, tecnológico, artístico ou cultural ou qualificadas pela CAPES.

5 – As solicitações deverão ser encaminhadas, em formulário próprio, até o final da primeira quinzena de cada semestre letivo, para a PROIPPEX.

6 – Os critérios para a seleção são os seguintes:

I – Quanto ao proponente/solicitante:

  • ter produção bibliográfica qualificada (a partir de B2) no último triênio;

  • evidenciar participação em projetos de ensino, de pesquisa ou de extensão institucionalizados;

  • manter atuação em parceria com colegas e com a participação de alunos da graduação ou da pós-graduação na produção bibliográfica;

  • manifestar iniciativa de prospectar outras fontes de apoio, mesmo que não tenha sido aprovada a solicitação.

II – quanto ao evento, periódico ou editora:

  • apresentar relevância acadêmica do evento;

  • ter significativa qualificação (do periódico ou da editora) ou conforme a avaliação da CAPES, quando existir.

7 – Os docentes da URCAMP, autores ou coautores, que optarem pela editoração de suas produções bibliográficas pela EDIURCAMP estão isentos das taxas referentes a diagramação, ao desenvolvimento da identidade visual e a elaboração da ficha catalográfica.

8 – As solicitações de recursos do PADEPEX serão analisadas por comissão formada por representantes da PROIPPEX, da PROAC e da PROAD.

9 – Os docentes que receberem apoio institucional comprometem-se em incluir a FAT/URCAMP na qualificação do docente e em apresentar relatório.